Dr. Arthur Vicentini

Cirurgia de Cabeça e Pescoço, entenda a especialidade

Atualizado em: 16/11/2021
Tempo de leitura: 2 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se
blog-cirurgia-de-cabeca-e-pescoco-entenda-a-especialidade

Duração do curso

A Cirurgia de Cabeça e Pescoço é uma especialidade médica regulamentada pela Associação Médica Brasileira (AMB). Além dos seis anos de faculdade de Medicina, o profissional especializado em Cirurgia de Cabeça e Pescoço deve ter formação em Cirurgia Geral (dois anos) ou Otorrinolaringologia (pelo menos dois anos) e depois se sub-especializar em Cirurgia de Cabeça e Pescoço, com mais dois anos de duração.

Atuação do Cirurgião de Cabeça e Pescoço

Este profissional atua na condução de casos de pacientes com as mais diversas afecções, que acometem a região da cabeça e do pescoço, dando uma ênfase maior para as doenças neoplásicas malignas, desde a prevenção até a reabilitação, passando pelo diagnóstico e tratamento, sendo ele de cunho clínico ou cirúrgico. 

Dentre as cirurgias mais comuns realizadas pelo especialista estão:

O que a especialidade trata?

A especialidade trata de doenças benignas e malignas, como os tumores das seguintes regiões:

Por mais que, como o nome já diz, a especialidade trate das questões de cabeça e pescoço, ela não abrange os tumores cerebrais, do sistema nervoso central e nem da coluna cervical, ficando estes a cargo da Neurocirurgia.

E nunca se esqueça: consulte sempre profissionais qualificados e prefira os membros certificados da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Cabeça e Pescoço.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se
destacada-blog-cirurgia-de-cabeca-e-pescoco-entenda-a-especialidade-dr-arthur-vicentini

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TAGS:
Mulher com expressão preocupada afasta o cabelo para examinar o couro cabeludo, observando uma possível lesão. Ela veste camiseta branca.

Feridas, lesões e sangramentos no couro cabeludo: quando se preocupar?

Feridas no couro cabeludo que não cicatrizam podem ser sinal de alerta. Saiba quando procurar um médico e como se proteger adequadamente.
Saiba Mais

Quais sintomas indicam câncer na garganta, cabeça e pescoço?

Confira os principais sintomas do câncer de garganta e saiba quando procurar ajuda médica. Diagnóstico precoce pode salvar vidas.
Saiba Mais
Mulher com dor na garganta toca o pescoço, com ilustração da tireoide destacada. Ao lado, texto médico sobre bócio e foto do Dr. Arthur Vicentini.

Já ouviu falar de bócio que desaparecem?

Descubra se um bócio ou nódulo na tireoide pode desaparecer sozinho e entenda como é feita a avaliação e o acompanhamento desses casos.
Saiba Mais
magnifiercross