Início » Cirurgia de Cabeça e Pescoço

Foto do Dr. Arthur Vicentini.Dr. Arthur Vicentini
Cv Lattes
GoogleMyCitations
CRM: 15.4086

Cirurgia de Cabeça e Pescoço

O Dia Mundial de Combate ao Câncer é comemorado em 08 de Abril. A data tem como principal objetivo reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, além de desmistificar o tratamento e as consequências que esta doença tão comum pode levar para as pessoas.

E existem diversas especialidades da medicina que auxiliam no tratamento do câncer, entre elas a cirurgia de cabeça e pescoço, que cuida de pacientes com vários tipos de doenças, mas que apresenta um foco maior nos tumores da região.  

Quer saber mais sobre esse tipo de cirurgia, e quais são as patologias que ela trata? Continue nos acompanhando! 

 

Áreas de atuação do Cirurgião de Cabeça e Pescoço

Descrevemos as principais áreas de atuação do Cirurgião de Cabeça e Pescoço, que vai desde o tratamento de doenças benignas até cirurgias oncológicas complexas.

 

Cirurgias de Tireoide

Os nódulos na tireoide são muito frequentes na população, principalmente em mulheres acima dos 50 anos de idade, e podem ser benignos ou malignos. Neste caso, a paciente é avaliada pelo Cirurgião de Cabeça e Pescoço, para que seja definido o melhor tratamento.

 

Cirurgia de Glândulas Salivares

Os tumores de glândulas salivares também são problemas bastante frequentes. As glândulas maiores (Parótida, Submandibular e Sublingual) podem, ainda, apresentar inflamações, cálculos (sialolitíase) e outras alterações, como estenose do ducto e acúmulo de saliva, levando a infecções.

 

Biópsia de Linfonodos e Esvaziamento Cervical

Os linfonodos são estruturas relacionadas ao sistema imunológico e de drenagem. Podem estar relacionados a múltiplas doenças e aumentarem devido à reação a inflamações/infecções da região e até tumores (linfomas/carcinomas). Nos casos de necessidade, podem ser realizadas biópsias para diagnóstico ou retirada dos linfonodos, conhecida como esvaziamento cervical.

 

Tumores de Boca, Faringe, Laringe e demais órgãos da região

São tumores muito frequentes em nossa população, com fatores de risco associados ao uso indevido de cigarro (tabagismo) e álcool (etilismo). Podem, em alguns casos, também estar relacionados ao vírus HPV. Devem levantar suspeitas sintomas como feridas que não cicatrizam, dificuldade para engolir e mastigar, sangramentos orais, perda de peso inexplicada, rouquidão, falta de ar e sensação de engasgo.

 

Tumores de Pele da Região de Cabeça e Pescoço

Por sermos um país tropical e com grande incidência de raios solares, os tumores de pele desta região são muito frequentes, já que as áreas da cabeça e pescoço apresentam exposição solar maior que as demais partes do corpo. Atenção para pintas/manchas maiores de 6 mm, que aumentam de tamanho, têm bordas irregulares, são assimétricas e têm diferentes cores na mesma lesão.

 

Cirurgias de Paratireoide

Localizadas no pescoço, atrás da glândula tireóide, são responsáveis pela produção do Paratormônio (PTH), que regula o equilíbrio do cálcio no organismo. Podem apresentar aumento de volume e produção hormonal, precisando ser retiradas de forma única ou junto com as demais glândulas, a depender da causa da doença.

 

Quer saber mais?

Acompanhe nosso site e o canal no Youtube, onde sempre trazemos novidades!

dr arthur vicentini assinatura

Por Dr. Arthur Vicentini
da Costa Luiz.

CRM-SP 154086

Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Atua como membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e médico colaborador da da Disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital das Clínicas da FMUSP e do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP).

faixa-dr-arthur-300x2-300x2

Veja mais posts relacionados:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − 5 =

× Agende sua Consulta