Dr. Arthur Vicentini

Ultrassonografia

Atualizado em 16/11/2021
Tempo de leitura: 2 min.

A ultrassonografia, chamada também de ultrassom, é um exame que permite a captação de imagens dos órgãos internos e das estruturas do organismo, em tempo real e sem uso de radiação. O exame é realizado através de um transdutor, que emite ondas sonoras de alta frequência. O transdutor é utilizado em contato com a pele do paciente, em geral, utilizando um gel para melhorar o contato.

O procedimento

A ultrassonografia, como dissemos, é realizada em tempo real, podem ser avaliadas as imagens de forma dinâmica através de uma tela. Podem ser feitos movimentos em diversas direções e compressões, para que se possa avaliar a região.

A Imagem Mostra Uma Doutora Avaliando Uma Paciente.

Como é o preparo para o exame?

Para este exame, na maioria dos casos de Cabeça e Pescoço, não existe nenhum preparo específico, já que não há administração de contraste e o exame costuma ter duração curta.

A Imagem Mostra Um Doutor Avaliando Uma Paciente.

Indicações do exame

A ultrassonografia pode ser realizada conforme várias indicações, sendo muito útil nos casos de investigação e acompanhamento de doenças relativas à especialidade da Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Tem particular importância para avaliação de doenças da tireoide, sendo o principal exame de escolha para avaliação de nódulos desta glândula.

Além disso, para avaliação de linfonodos cervicais, a ultrassonografia também tem grande relevância, podendo ser repetida frequentemente, sem a preocupação de uso de contraste ou radiação, que pode ser necessária em outros métodos.

Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Direitos Reservados 2021 Dr. Arthur Vicentini – CRM 154086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

magnifiercross