Início » Cirurgião de Cabeça e Pescoço: quando procurar essa especialidade?

Dr. Arthur Vicentini
Cv Lattes   GoogleMyCitations
CRM: 15.4086

Cirurgião de Cabeça e Pescoço: quando procurar essa especialidade?

O Cirurgião de Cabeça e Pescoço deve ser procurado quando se manifestam alterações ou sintomas envolvendo a região da cabeça (face, couro cabeludo, seios paranasais), a cavidade oral e o pescoço.

A imagem mostra um homem com as mãos no pescoço.

O Cirurgião de Cabeça e Pescoço é o profissional que se dedica a estudar, investigar, acompanhar e tratar problemas, doenças e condições que se desenvolvem na região da cabeça e do pescoço de pessoas de todas as idades.

Ele está apto para realização de exames preventivos e diagnósticos, acompanhamento de condições pré-existentes, indicação de tratamentos, avaliação de tratamentos em andamento e realização de cirurgias, inclusive em casos de câncer.

Sendo assim, o Cirurgião de Cabeça e Pescoço deve ser consultado sempre que houver sintomas, desconfortos ou alterações nessas áreas do corpo. Excluem-se da nossa especialidade queixas como dores na região da coluna e cefaleia (do escopo de atuação dos neurologistas/neurocirurgiões), bem como alterações visuais (mais comumente tratadas pelos oftalmologistas). Veja a seguir algumas das condições que requerem a consulta com ele.

Quando há alterações na tireoide

A glândula tireoide produz hormônios fundamentais para regulação de todo o organismo. Por isso, sua saúde precisa ser acompanhada, já que ela pode apresentar alterações, como nos quadros de hipo ou hipertireoidismo (também tratadas, em certos casos, pelos Endocrinologistas), além da possibilidade da formação de nódulos.

Essas e outras condições tireoidianas são acompanhadas pelo Cirurgião de Cabeça e Pescoço.

Na presença de nódulos ou massas

Sempre que houver a formação de um nódulos ou massas na região da cabeça e do pescoço, o cirurgião dessa especialidade também deve ser procurado. Eles podem se formar na cavidade oral, na face, nos tecidos moles do pescoço ou mais próximos da tireoide.

Eles podem ser relacionados a tumores benignos e malignos, daí a importância de passar pela avaliação do Cirurgião de Cabeça e Pescoço. Serão realizados exames complementares que permitirão um diagnóstico preciso para nortear o melhor tratamento.

 

Existem diversos sintomas e desconfortos que podem se manifestar na região da cabeça e do pescoço. Eles podem ser, por exemplo:

  • alterações na voz / dificuldade para falar;
  • DIficuldade para respirar
  • Dor ou dificuldade para engolir;
  • rouquidão;
  • engasgos frequentes;
  • dores em geral.

O Cirurgião de Cabeça e Pescoço investiga todas essas manifestações, inclusive aquelas da cavidade oral, dos seios paranasais, do couro cabeludo e da face. Afinal, como explicamos, faz o tratamento de muitas das estruturas presentes nessa região.

Para realização de cirurgias

A cirurgia geral também é uma das competências do Cirurgião de Cabeça e Pescoço. Conforme havíamos explicado, esse especialista está apto para realizar diversos procedimentos cirúrgicos diferentes, como:

Nos problemas das glândulas salivares

Nem todas as pessoas sabem, mas o Cirurgião de Cabeça e Pescoço também é o profissional que vai cuidar de problemas relacionados às glândulas salivares. Temos diversas delas distribuídas pela cavidade oral e a face, e podem apresentar doenças.

As glândulas salivares podem apresentar alterações como desenvolvimento de cálculos, tumores, inflamações e infecções, sendo esse especialista quem vai investigar as causas dessas condições, indicar o melhor tratamento e realizar procedimentos mais extensos quando necessário, como as cirurgias.

Para fazer exames específicos da cabeça e pescoço

Os exames que diagnosticam, investigam e acompanham os problemas da região da cabeça e pescoço podem ser realizados pelo próprio cirurgião ou por especialistas de outras áreas, por solicitação dele. Esses procedimentos são fundamentais para que ele conheça a fundo o quadro clínico dos seus pacientes e adote as melhores abordagens. Alguns exames comuns em nossa prática, para investigação e acompanhamento são:

Como você pode ver, são muitas abordagens que estão relacionadas com essa especialidade médica, sendo que a atuação do Cirurgião de Cabeça e Pescoço é fundamental para manter o equilíbrio da saúde dos pacientes, tratar problemas e doenças quando identificadas e acompanhar alguns quadros.

Caso você perceba alguma alteração na região da cabeça e pescoço, ou esteja manifestando sintomas, procure esse especialista. Assim poderá fazer exames aprofundados e específicos que vão apontar as causas dessa condição, a fim de realizar o melhor tratamento e evitar complicações maiores.

dr arthur vicentini assinatura

Por Dr. Arthur Vicentini
da Costa Luiz.

CRM-SP 154086

Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Atua como membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e médico colaborador da da Disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital das Clínicas da FMUSP e do Instituto do Câncer do estado de São Paulo (ICESP).

faixa-dr-arthur-300x2-300x2

Por Dr. Arthur Vicentini
da Costa Luiz.

CRM-SP 154086

Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Atua como membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e médico colaborador da da Disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital das Clínicas da FMUSP e do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP).

faixa-dr-arthur-300x2-300x2

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS

× Agende sua Consulta