Dr. Arthur Vicentini

Laringoscopia

Atualizado em 16/11/2021
Tempo de leitura: 2 min.
A Imagem Mostra Uma Médica Avaliando Uma Paciente.

A laringoscopia é um procedimento médico que pode ser usado para investigação diagnóstica e/ou tratamento de lesões das vias aéreas superiores. Esse exame avalia de forma detalhada a laringe, também conhecida como “Caixa da Voz”, formada por paredes membranosas e cartilaginosas, localizada entre a faringe e a traqueia, e que contém as pregas vocais (popularmente conhecidas como cordas vocais).

A laringoscopia é capaz de analisar os aspectos anatômicos e funcionais da faringe e da laringe, incluindo o movimento das pregas vocais. 

Como funciona?

A Imagem Mostra Uma Médica Avaliando Uma Paciente.

A laringoscopia pode ser feita de forma direta ou indireta, dependendo das indicações e necessidades de cada caso. O exame de laringoscopia utiliza aparelhos delicados, que são introduzidos pelo nariz ou pela boca, além da anestesia tópica/lubrificante, para reduzir o incômodo e a resistência.

A duração do exame em si é variável, mas em geral não passa de 10 minutos, e este deve ser associado a uma avaliação clínica completa.

Quando fazer?

Para quem faz uso excessivo da voz em atividades cotidianas, como os cantores, professores, atores e locutores, esse exame é utilizado como forma de investigação precoce e pesquisa de patologias, que possam se manifestar prejudicando a qualidade da voz.  

Além disso, a laringoscopia também é capaz de fazer o diagnóstico precoce de estreitamentos de laringe, tumores (benignos ou malignos) das cordas vocais e da base da língua, dentre outros locais das vias aéreas superiores.

Se você notar quaisquer desses sintomas, procure um Cirurgião de Cabeça e Pescoço para realizar a investigação das causas.

O diagnóstico precoce pode fazer toda diferença para o tratamento e aumenta as chances de cura.

Pacientes fumantes e que ingerem bebida alcoólica com frequência, ou em grande quantidade, também estão predispostos a doenças, principalmente quando existe o uso combinado das duas substâncias – tabaco e álcool.

Rouquidão duradoura (mais de 15 dias), alterações recentes ou progressivas da voz, tosse crônica, sangramentos e dores para engolir são sintomas de alerta para procurar um médico. 

Nesses casos, além da avaliação clínica, a laringoscopia pode ser de grande valia para complementar o seu diagnóstico e ajudar no tratamento.

Se você notar quaisquer desses sintomas, procure um Cirurgião de Cabeça e Pescoço para realizar a investigação das causas.

O diagnóstico precoce pode fazer toda diferença para o tratamento e aumenta as chances de cura.

Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Direitos Reservados 2021 Dr. Arthur Vicentini – CRM 154086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

magnifiercross