Sumário
Duração do curso
A Cirurgia de Cabeça e Pescoço é uma especialidade médica regulamentada pela Associação Médica Brasileira (AMB). Além dos seis anos de faculdade de Medicina, o profissional especializado em Cirurgia de Cabeça e Pescoço deve ter formação em Cirurgia Geral (dois anos) ou Otorrinolaringologia (pelo menos dois anos) e depois se sub-especializar em Cirurgia de Cabeça e Pescoço, com mais dois anos de duração.
Atuação do Cirurgião de Cabeça e Pescoço
Este profissional atua na condução de casos de pacientes com as mais diversas afecções, que acometem a região da cabeça e do pescoço, dando uma ênfase maior para as doenças neoplásicas malignas, desde a prevenção até a reabilitação, passando pelo diagnóstico e tratamento, sendo ele de cunho clínico ou cirúrgico.
Dentre as cirurgias mais comuns realizadas pelo especialista estão:
- Tireoidectomias;
- Traqueostomias;
- Retirada de tumores da boca, faringe e laringe;
- BIópsias e retirada de linfonodos da face e do pescoço;
- Cirurgia das glândulas salivares.
O que a especialidade trata?
A especialidade trata de doenças benignas e malignas, como os tumores das seguintes regiões:
- Glândula Tireóide;
- Glândulas Salivares (Parótidas, Submandibulares e Sublinguais, além de glândulas salivares menores);
- Glândulas Paratireoides;
- Face;
- Seios paranasais;
- Fossas nasais;
- Boca;
- Faringe;
- Laringe;
- Tecidos moles do pescoço;
- Tumores do couro cabeludo.
Por mais que, como o nome já diz, a especialidade trate das questões de cabeça e pescoço, ela não abrange os tumores cerebrais, do sistema nervoso central e nem da coluna cervical, ficando estes a cargo da Neurocirurgia.
E nunca se esqueça: consulte sempre profissionais qualificados e prefira os membros certificados da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Cabeça e Pescoço.