Dr. Arthur Vicentini

Hipotireoidismo x ínguas no pescoço: qual a relação?

Atualizado em: 16/11/2021
Tempo de leitura: 2 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

A tireoide é uma glândula endócrina que produz hormônios que estão relacionados com o metabolismo do corpo humano. Quando a tireoide produz muito hormônio, ou seja, quando esses hormônios têm uma atividade muito grande em nosso organismo, nós temos uma condição chamada de hipertireoidismo.

Hipertireoidismo

O hipertireoidismo ocorre quando o corpo funciona aceleradamente decorrente do aumento da produção e da ação dos hormônios tireoidianos.

Sintomas do hipertireoidismo

  • Calor excessivo;
  • Pele avermelhada;
  • Aumento da frequência cardíaca;
  • Aumento do hábito intestinal;
  • Dificuldade para dormir (insônia);
  • Palpitações.

Hipotireoidismo

Já o hipotireoidismo é o contrário do citado acima. É a redução da quantidade de hormônios tireoidianos no corpo humano.

Sintomas do hipotireoidismo

  • Sonolência;
  • Sente bastante frio;
  • Redução da frequência cardíaca;
  • Redução do hábito intestinal.

Hipotireoidismo x ínguas no pescoço

As alterações dos hormônios tireoidianos não costumam ter uma relação tão forte com o aparecimento de ínguas cervicais, mas podem ocorrer em alguns casos, principalmente quando há infecções ou inflamações relacionadas com a situação do paciente.

Normalmente, quando ocorre o aumento de linfonodos na região do pescoço é porque são linfonodos reacionais, ou seja, reativos a alguma inflamação ou infecção. Porém, também podem estar relacionados com o surgimento de nódulos na tireoide.

É importante saber que os nódulos malignos podem se apresentar como metástases dos linfonodos, ou seja, os linfonodos aumentam por conta de presença de metástases nessa região.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distúrbios da tireoide e como identificá-los

Descubra como os distúrbios da tireoide, como o hipotireoidismo e o hipertireoidismo, podem afetar sua qualidade de vida. Saiba mais sobre os sintomas, diagnóstico e tratamento.
Saiba Mais

Rouquidão: o que causa e sintomas de alerta

Descubra a importância da fisiologia vocal e os fatores que podem afetá-la. Desde a vibração das cordas vocais até as causas da rouquidão, mergulhe nesse universo complexo e entenda os sinais de alerta que demandam atenção especial.
Saiba Mais

Nódulos da Tireoide: diagnóstico e opções de tratamento

Nódulos da tireoide: conheça causas, sintomas e tratamentos. Saiba identificar os sinais precoces de problemas na tireoide. Clique aqui!
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Atualizado em: 
15:55 | 23/05/2024
magnifiercross