Início » Hipotireoidismo x ínguas no pescoço: qual a relação?


Dr. Arthur Vicentini
Cv Lattes   GoogleMyCitations
CRM: 15.4086
 

Hipotireoidismo x ínguas no pescoço: qual a relação?

A tireoide é uma glândula endócrina que produz hormônios que estão relacionados com o metabolismo do corpo humano. Quando a tireoide produz muito hormônio, ou seja, quando esses hormônios têm uma atividade muito grande em nosso organismo, nós temos uma condição chamada de hipertireoidismo.

Hipertireoidismo

O hipertireoidismo ocorre quando o corpo funciona aceleradamente decorrente do aumento da produção e da ação dos hormônios tireoidianos.

Sintomas do hipertireoidismo

  • Calor excessivo;
  • Pele avermelhada;
  • Aumento da frequência cardíaca;
  • Aumento do hábito intestinal;
  • Dificuldade para dormir (insônia);
  • Palpitações.

Hipotireoidismo

Já o hipotireoidismo é o contrário do citado acima. É a redução da quantidade de hormônios tireoidianos no corpo humano.

Sintomas do hipotireoidismo

  • Sonolência;
  • Sente bastante frio;
  • Redução da frequência cardíaca;
  • Redução do hábito intestinal.

Hipotireoidismo x ínguas no pescoço

As alterações dos hormônios tireoidianos não costumam ter uma relação tão forte com o aparecimento de ínguas cervicais, mas podem ocorrer em alguns casos, principalmente quando há infecções ou inflamações relacionadas com a situação do paciente.

Normalmente, quando ocorre o aumento de linfonodos na região do pescoço é porque são linfonodos reacionais, ou seja, reativos a alguma inflamação ou infecção. Porém, também podem estar relacionados com o surgimento de nódulos na tireoide.

É importante saber que os nódulos malignos podem se apresentar como metástases dos linfonodos, ou seja, os linfonodos aumentam por conta de presença de metástases nessa região.

dr arthur vicentini assinatura

Por Dr. Arthur Vicentini
da Costa Luiz.

CRM-SP 154086

Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Atua como membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e médico colaborador da da Disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital das Clínicas da FMUSP e do Instituto do Câncer do estado de São Paulo (ICESP).

faixa-dr-arthur-300x2-300x2

Por Dr. Arthur Vicentini
da Costa Luiz.

CRM-SP 154086

Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Atua como membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e médico colaborador da da Disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital das Clínicas da FMUSP e do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP).

faixa-dr-arthur-300x2-300x2

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS

× Agende sua Consulta