Dr. Arthur Vicentini

Entenda a importância da Nasofibrolaringoscopia

Atualizado em: 27/06/2024
Tempo de leitura: 3 minutos
A nasofibrolaringoscopia é um exame fundamental na avaliação clínica, utilizado frequentemente para complementar diagnósticos e ajudar na identificação de diversas condições de saúde.
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Neste texto, exploraremos o que é a nasofibrolaringoscopia, como ela é realizada, suas indicações e a importância desse procedimento na prática médica diária. Confira!

Exames de investigação

A realização de alguns exames acabam complementando a nossa avaliação clínica, a nossa avaliação inicial ali durante a consulta no nosso dia a dia. Um desses exames, feito com bastante frequência, bastante recorrência, eu inclusive faço ele no consultório, é o que a gente chama de nasofibrolaringoscopia, ou nasofibroscopia, ou laringoscopia flexível. Tem vários nomes diferentes, mas que acabam encontrando o mesmo objetivo.

Como é realizado o exame

Esse exame é feito com um aparelho bem fininho, com a espessura de um fio às vezes daquele fio do nosso carregador de celular, em que temos uma câmera e uma luz na ponta desse aparelho. Conectamos o aparelho em um computador, tablet ou até no celular para visualizar as imagens. Passamos um lubrificante na ponta do aparelho, que também serve como anestésico para diminuir o desconforto. Dá para fazer esse exame inclusive em crianças, claro que não em crianças muito pequenas que não colaboram, mas em torno de 4, 5, 6 anos já é possível fazer, assim como em pacientes idosos, que são um pouco mais frágeis e sensíveis.

O processo de exame

Normalmente, introduzimos o aparelho por uma das narinas, pela cavidade, desviando das estruturas nobres que podem causar desconforto, machucado, sangramento ou dor. Desviamos devagarzinho do septo e das conchas nasais, observando a estrutura, palidez, inchaço, vermelhidão, sangramento ou até mesmo tumores, que não são tão comuns, mas podem ocorrer. Quando chegamos à parte posterior, na garganta, angulamos o aparelho para baixo para olhar a parte posterior e inferior, examinando a faringe, a garganta e as cordas vocais na laringe.

O que é observado

A posição das cordas vocais, a movimentação, a velocidade, a simetria, e a aparência (lisinha ou com rugosidades, tumores, nódulos ou calos) são observadas. Isso é fundamental para investigar disfonias, rouquidão, dificuldades para falar, engolir e engasgos. Além disso, identificamos com frequência pacientes com refluxo. Pacientes com produção excessiva de ácido no estômago ou fragilidade na válvula do esôfago podem ter ácido subindo até a região cervical, causando sintomas como queimação e desconforto no pescoço. Alguns pacientes não apresentam sintomas, mas descobrimos pelo exame e queixas do paciente.

Importância e indicações

Lembrando que a nasofibroscopia ou nasofibrolaringoscopia é um procedimento feito sob anestesia local, com anestésico tópico. Pode ser feito em quase todos os tipos de pacientes, incluindo aqueles com dificuldade de compreensão ou mais sensíveis. Não precisa, na maioria das vezes, de sedação ou anestesia geral. Pelo contrário, é até bom que o paciente esteja acordado para realizar algumas manobras. Este exame é crucial para complementar investigações de rinite, sinusite, faringite, aumento de volume das amígdalas, rouquidão, dificuldade para engolir, respirar e falar.

Conclusão

Sempre que necessário, realizamos esse exame para complementar nossas investigações. Se você conhece alguém que precise de uma nasofibrolaringoscopia, que esteja com dificuldades nesses sintomas mencionados, compartilhe nosso conteúdo e inscreva-se no nosso canal para aprender mais sobre o mundo de cirurgia de cabeça e pescoço e ajudar a cuidar da saúde das pessoas.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Traqueostomia: Quando é necessário trocar a cânula?

Descubra tudo sobre a traqueostomia, desde suas indicações para facilitar a respiração até a importância vital da troca periódica da cânula para evitar complicações respiratórias sérias.
Saiba Mais

O que é traqueostomia: como funciona o sistema respiratório após o procedimento?

Descubra o que é a traqueostomia, quando é necessária e como o sistema respiratório funciona após o procedimento. Clique aqui e saiba mais!
Saiba Mais

Entenda a importância da Nasofibrolaringoscopia

Entenda a nasofibrolaringoscopia: o que é, como é realizada e suas principais indicações na prática médica diária. Descubra sua importância para diagnósticos precisos.
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Atualizado em: 
18:17 | 04/07/2024
magnifiercross