Dr. Arthur Vicentini

Doenças de Tireoide em Pacientes Gestantes

Atualizado em: 27/01/2022
Tempo de leitura: 2 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

As doenças de tireoide, tanto as funcionais quanto as anatômicas, são mais frequentes em mulheres, mas também podem acometer os homens, tanto jovens quanto idosos.  

Doença de tireoide X Gravidez

Agora, falando de tireoide em pacientes gestantes, é uma situação mais delicada porque é preciso tratar não só a doença, mas também a gestante.

Há poucos meses, eu tratei uma paciente que veio ao consultório quando ainda estava grávida e nós esperamos terminar a gestação para poder efetivamente fazer o procedimento, a tireoidectomia.

Portanto, nesse caso existe todo um contexto clínico, social e médico relacionado com a situação da doença em si e não só a doença especificamente.

Tireoidectomia antes ou depois do parto?

Por exemplo, eu atendi uma paciente que já sabia que tinha nódulos na tireoide antes de engravidar e quando engravidou eles aumentaram bastante de tamanho. Nesse caso, optamos por aguardar 3 meses até ela passar pelo parto, se recuperar e efetivamente realizar a tireoidectomia, que é a cirurgia de retirada da tireoide.

Por que a tireoide aumenta de tamanho na gravidez?

O aumento da tireoide está bastante relacionado com alguns anticorpos que são produzidos pelo nosso próprio organismo quando há presença de doença. A mulher na gestação passa por uma alteração imunológica muito grande porque ela carrega um bebê com uma parte da carga genética da própria mãe, mas a outra parte é do pai. Diante disso, o sistema imunológico da mulher muda bastante.

Além disso, o bebê ainda não produz a quantidade de hormônio tireoidiano necessária, apenas depois de um período começa a produzir, enquanto isso, o organismo da mãe precisa produzir para ela mesmo e para o bebê.

Por conta disso também a mulher tem ainda mais alterações hormonais relacionadas com a tireoide.

Mantenha acompanhamento com o Cirurgião de Cabeça e Pescoço

É importante lembrar que o corpo da gestante muda bastante e é comum os Cirurgiões de Cabeça e Pescoço esperarem a gestação terminar para realizar a cirurgia, até os casos de doenças malignas precisam ser muito bem ponderados para o procedimento de tireoidectomia.

Claro que existe a possibilidade de precisar fazer uma cirurgia durante a gestação, o que demanda um cuidado ainda mais intenso. Porém, quando é possível esperar, a gente aguarda o término da gestação.

Contudo, é super importante o acompanhamento de doenças de tireoide, mas principalmente em pacientes grávidas para ter uma boa coordenação da situação.

Normalmente é preciso ter do lado um bom obstetra que é o médico que vai fazer o cuidado da mulher e do bebê, um bom endocrinologista para controlar os hormônios e um bom Cirurgião de Cabeça e Pescoço para ajudar a realizar efetivamente a cirurgia.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Traqueostomia: Quando é necessário trocar a cânula?

Descubra tudo sobre a traqueostomia, desde suas indicações para facilitar a respiração até a importância vital da troca periódica da cânula para evitar complicações respiratórias sérias.
Saiba Mais

O que é traqueostomia: como funciona o sistema respiratório após o procedimento?

Descubra o que é a traqueostomia, quando é necessária e como o sistema respiratório funciona após o procedimento. Clique aqui e saiba mais!
Saiba Mais

Entenda a importância da Nasofibrolaringoscopia

Entenda a nasofibrolaringoscopia: o que é, como é realizada e suas principais indicações na prática médica diária. Descubra sua importância para diagnósticos precisos.
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Atualizado em: 
18:17 | 04/07/2024
magnifiercross