Dr. Arthur Vicentini

Bócios e Alterações da Tireoide

Atualizado em 08/10/2021
Tempo de leitura: 2 min.

A glândula tireoide é uma glândula endócrina que produz uma série de hormônios, e fica localizada na região central do pescoço.

Alterações da tireoide

É muito comum nós vermos alterações relacionadas com a função da tireoide, que seria a produção excessiva de hormônios que chamamos de hipertireoidismo ou a produção reduzida, que chamamos de hipotireoidismo.

Essas alterações hormonais causadas pela glândula tireoide costumam ser tratadas por um bom clínico geral ou um bom endocrinologista.

Como dito acima, podem surgir diversas alterações que necessitam que o paciente passe não só por uma avaliação médica, mas também por um Cirurgião de Cabeça e Pescoço.

A partir da avaliação, vem a definição se será necessária uma cirurgia ou apenas um tratamento menos invasivo.  

Que são bócios?

Uma dessas alterações, conhecida como Bócio, nada mais é do que o aumento do volume da tireoide.  

Esse aumento de volume pode estar relacionado ao surgimento de nódulos, por exemplo, um nódulo grande, vários nódulos grudados ou nódulos separados, mas que fazem com que o volume seja aumentado.

Podemos ter também alterações sem nódulos, um aumento difuso da glândula. 

Quando isso acontece, a primeira coisa que precisamos pensar é se o paciente tem alguma alteração relacionada com esse volume ou não, e só conseguimos identificar isso através de sintomas clínicos, avaliação física do paciente e exames.

Tratamento de bócios

Tratamento de bócios

O tratamento cirúrgico é indicado quando o paciente começa a ter alterações que podem ser sugestivas de malignidade e que dificultam o funcionamento do Trato Aerodigestivo Alto, dando dificuldade para respirar, para falar e para engolir.

Antigamente precisava retirar toda a glândula tireoide, porém, os equipamentos tecnológicos de hoje possibilitam que seja retirada apenas metade da glândula, o que vai variar de acordo com a avaliação do especialista.

Existem novos tratamentos que estão sendo propostos, que é o caso da Ablação com Radiofrequência, porém, ainda é bastante novo e está sendo mais estudado pelos especialistas ao redor do mundo para provar se esse procedimento é tão bom quanto a cirurgia.

Se você conhece alguém com alterações da tireoide, anatômicas ou funcionais, compartilhe nosso conteúdo, curta e inscreva-se em nosso canal para aprender cada vez mais sobre o mundo da Cirurgia de Cabeça e Pescoço.
Dr Arthur Vicentini | Dr. Arthur Vicentini CRM 154.086
Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz
CRM-SP 15.4086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.
+ Saiba mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + dezenove =

 | 14 / 10 / 21
A tireoglobulina é uma molécula produzida pelas células da glândula tireoide. Saiba quando o exame é indicado.
Ler Mais
A maioria absoluta dos nódulos tireoideanos é benigna, mas também pode ser maligna. Saiba como identificar isso.
Ler Mais
1 2 3 27
hello world!
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.
Direitos Reservados 2021 Dr. Arthur Vicentini – CRM 154086 | Desenvolvido por Surya MKT
magnifiercross