Dr. Arthur Vicentini

Tipos de Câncer de Tireoide

Atualizado em: 16/11/2021
Tempo de leitura: 2 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Existem diversas doenças que podem atingir a glândula tireoide com origens, células e comportamentos distintos. A tireoide possui células foliculares e papilíferas, a partir delas surgem os tumores da glândula.

Tipos de Câncer de Tireoide

Carcinoma bem diferenciado

O câncer mais comum, que perfaz de 80 a 90% de todos os tumores malignos da tireoide, é chamado de carcinoma bem diferenciado. Este surge através das células foliculares da tireoide, também produz hormônio, possui as mesmas características das células nativas da tireoide e também fica em grandes quantidades.

O carcinoma bem diferenciado costuma ser menos agressivos que os outros tipos, tanto da tireoide quanto de outros órgãos do organismo.

Carcinoma medular

Outro tipo de câncer de tireoide é o carcinoma medular. Este se origina nas células parafoliculares, que também estão contidas dentro da tireoide.

Diferente do câncer folicular, esse tipo de câncer é um pouco mais agressivo, tem mais risco de metástase, é um pouco mais frequente e pode ter relação com genética.

Carcinoma pouco diferenciado

Antigamente conhecido como carcinoma insular, o carcinoma pouco diferenciado apresenta característica mais agressiva, mais chance de metástase e recidiva ao longo do tempo e o tratamento é mais intenso.

Carcinoma indiferenciado

O carcinoma indiferenciado, também conhecido como carcinoma anaplásico, está entre os tumores mais agressivos do corpo humano. Trata-se de um câncer mais difícil de tratar, possui grandes chances de recidiva e progressão.

Normalmente, quando esse carcinoma é diagnóstico ele já está em uma condição bastante avançada, o que reduz a chance de cura e controle da doença.

Tratamentos Complementares para o Câncer de Tireoide

Vale lembrar que: por conta do carcinoma bem diferenciado possuir células parecidas com as nativas da tireoide, é possível complementar o tratamento com iodoradioativo, diferente do carcinoma medular e carcinoma pouco diferenciado que não costumam responder a esse tipo de abordagem.

Estão surgindo novos tratamentos não cirúrgicos ou complementares à cirurgia com drogas específicas que tentam bloquear a proliferação desse tipo de célula, mas ainda são tratamentos que precisam evoluir para podermos trazer bons resultados para os pacientes.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distúrbios da tireoide e como identificá-los

Descubra como os distúrbios da tireoide, como o hipotireoidismo e o hipertireoidismo, podem afetar sua qualidade de vida. Saiba mais sobre os sintomas, diagnóstico e tratamento.
Saiba Mais

Rouquidão: o que causa e sintomas de alerta

Descubra a importância da fisiologia vocal e os fatores que podem afetá-la. Desde a vibração das cordas vocais até as causas da rouquidão, mergulhe nesse universo complexo e entenda os sinais de alerta que demandam atenção especial.
Saiba Mais

Nódulos da Tireoide: diagnóstico e opções de tratamento

Nódulos da tireoide: conheça causas, sintomas e tratamentos. Saiba identificar os sinais precoces de problemas na tireoide. Clique aqui!
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Atualizado em: 
15:55 | 23/05/2024
magnifiercross