Início » Alterações da tireoide: funcionais e anatômicas

Foto do Dr. Arthur Vicentini.Dr. Arthur Vicentini
Cv Lattes
GoogleMyCitations
CRM: 15.4086

Alterações da tireoide: funcionais e anatômicas

A tireoide é uma glândula endócrina localizada na região anterior do pescoço e formada pelo lobo direito, lobo esquerdo e istmo.

Todas as pessoas nascem com essa glândula, são raríssimos os casos em que a pessoa nasce sem a tireoide.

Nesse post, vamos descrever melhor as alterações que podem ocorrer com a tireoide. Continue nos acompanhando.

Alterações anatômicas da tireoide

Podem ocorrer duas situações:

– a primeira é quando temos um aumento do tamanho da tireoide e ela cresce de forma demasiada ou fica maior do que deveria, podendo causar problemas como, compressão na região cervical, dificuldade para engolir, dificuldade para respirar e até alterações da voz.

– a segunda é quando temos alterações focais da glândula, os chamados nódulos, que podem ser benignos ou malignos. Na maioria das vezes, os nódulos não possuem algum fator de risco que aumente o surgimento. O diagnóstico deve ser feito para saber se é benigno ou maligno e se precisa de tratamento.

Alterações funcionais da tireoide

Nesse caso, há maior ou menor produção de hormônio do que o corpo precisa.

A maior produção de hormônio leva o paciente para uma situação que é chamada de hipertireoidismo, em que a produção do hormônio tireoidiano é maior do que o habitual, alterando o metabolismo como um todo.

E a menor produção de hormônio tireoidiano é chamada de hipotireoidismo e faz com que o corpo funcione de maneira um pouco mais lenta.

 Basicamente, essas são as alterações que podem acontecer com a tireoide.

dr arthur vicentini assinatura

Por Dr. Arthur Vicentini
da Costa Luiz.

CRM-SP 154086

Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Atua como membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e médico colaborador da da Disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital das Clínicas da FMUSP e do Instituto do Câncer do estado de São Paulo (ICESP).

faixa-dr-arthur-300x2-300x2

Por Dr. Arthur Vicentini
da Costa Luiz.

CRM-SP 154086

Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Atua como membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e médico colaborador da da Disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital das Clínicas da FMUSP e do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP).

faixa-dr-arthur-300x2-300x2

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 4 =

POSTS RELACIONADOS

× Agende sua Consulta