Dr. Arthur Vicentini

Nasofibrolaringoscopia: qual a função do exame e quando é indicado?

Atualizado em: 16/11/2021
Tempo de leitura: 3 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

A nasofibrolaringoscopia é um exame equivalente à endoscopia, que possibilita investigar as estruturas das vias aéreas e digestivas superiores. Para sua realização, é utilizado um equipamento com uma câmera em sua extremidade para transmitir as imagens para um monitor, permitindo que o médico faça o diagnóstico de diferentes doenças.

A imagem mostra uma paciente durante o exame de Nasofibrolaringoscopia.

Não é rara a ocorrência de doenças e problemas nas vias aéreas e digestivas superiores, ou seja, no nariz, na faringe e na laringe. São necessárias técnicas específicas para fazer o diagnóstico dessas condições, sendo o exame nasofibrolaringoscopia um dos grandes aliados do Cirurgião de Cabeça e Pescoço.

Utilizando um endoscópio específico, esse especialista consegue visualizar com detalhes as estruturas e identificar quando há algum problema. Dessa forma, obtém um diagnóstico preciso e pode orientar da melhor forma o tratamento para o paciente.

Neste artigo falamos com mais detalhes sobre as funções da nasofibrolaringoscopia e em quais casos essa técnica é indicada. Continue lendo para conferir:

Para que serve a nasofibrolaringoscopia?

Sintomas como rouquidão, tosse e dificuldade para engolir são comuns para diferentes problemas que afetam as vias aéreas e digestivas superiores. Por isso, o Cirurgião de Cabeça e Pescoço pode solicitar exames complementares, tais como a nasofibrolaringoscopia para obter um diagnóstico mais preciso.

Essa técnica é utilizada para investigar as estruturas internas do nariz, a faringe por completo (nasofaringe, orofaringe e hipofaringe), assim como a laringe, onde estão localizadas as cordas vocais.

O objetivo é identificar o que está causando sintomas no paciente. Dessa forma, obtemos um diagnóstico preciso, que possibilita definir o melhor tratamento. Afinal, com a nasofibrolaringoscopia é possível identificar diferentes condições, como:

  • rinite;
  • sinusite;
  • laringite;
  • faringite;
  • hipertrofias;
  • refluxo gastroesofágico;
  • alterações anatômicas.

É possível, ainda, identificar a presença de pólipos e tumores. Inclusive, durante a realização do exame, o Cirurgião de Cabeça e Pescoço pode fazer a coleta de pequenas porções de tecido para realização da biópsia quando existe suspeita de nódulos malignos, por exemplo.

Quem precisa fazer a nasofibrolaringoscopia?

A nasofibrolaringoscopia é um exame que costuma ser feito para complementar o exame físico, muitas vezes realizado no próprio consultório médico.

Geralmente, esse exame é solicitado quando o paciente se queixa de desconfortos como:

  • ronco;
  • rouquidão;
  • obstrução nasal;
  • sangramentos;
  • dor de cabeça ou garganta;
  • alterações na voz;
  • respiração bucal;
  • coriza frequente;
  • tosse crônica. 

Como diferentes problemas e doenças podem desencadear essas manifestações, é necessária a realização da nasofibrolaringoscopia para entender a verdadeira causa desses sintomas e, como dito, indicar o melhor tratamento para cada pessoa.

A nasofibrolaringoscopia é segura?

A nasofibrolaringoscopia é um procedimento seguro e rápido que pode ser realizado em pessoas de todas as idades. No entanto, pode causar algum desconforto em pacientes mais sensíveis, por isso, o Cirurgião de Cabeça e Pescoço adota algumas medidas para garantir que o exame será mais confortável.

Não é necessária a aplicação de anestesia, mas para pacientes ansiosos, inseguros ou não colaborativos poderá ser administrado um medicamento calmante como preparativo, a fim de minimizar o estresse durante o procedimento.

Além disso, são utilizadas substâncias lubrificantes com anestésicos locais que ajudam a minimizar possíveis reações orgânicas, que poderiam trazer desconforto e provocar ansiedade no paciente.

Por ser um exame do tipo endoscópico, tem um baixo grau de invasividade. O nasofibroscópio é introduzido pela narina para fazer a investigação das vias respiratórias e digestivas. Não é necessária uma grande preparação e o paciente não precisa de internação, sendo liberado logo após a finalização do procedimento.

A nasofibrolaringoscopia é um procedimento importante que possibilita ao Cirurgião de Cabeça e Pescoço visualizar onde está o problema, além de realizar testes complementares, como a manobra de Müller, e testes de deglutição.

O mais importante é que a nasofibrolaringoscopia seja realizada por um profissional experiente, a fim de garantir que o exame seja executado com ainda mais conforto e segurança para o paciente. Para garantir que você tenha ainda mais tranquilidade, caso precise realizar o procedimento, converse com o Cirurgião de Cabeça e Pescoço para esclarecer todas as suas dúvidas.

O que achou do conteúdo? Deixe seu comentário e não esqueça de compartilhar!

Até a próxima!

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se
A imagem mostra uma paciente durante o exame de Nasofibrolaringoscopia.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Médico examinando o pescoço de uma paciente em consultório, com ícone do YouTube sobreposto ao centro da imagem.

Quando devo procurar um especialista?

Saiba quando procurar ajuda médica, quais sintomas merecem atenção e qual profissional buscar para iniciar uma investigação de saúde com segurança.
Saiba Mais
Jovem utilizando cigarro eletrônico ao ar livre, com fumaça visível ao redor do rosto.

Cigarro eletrônico faz tão mal quanto o comum para certas doenças?

O cigarro eletrônico faz tanto mal quanto o cigarro comum. Entenda os riscos, doenças associadas e por que evitar todas as formas de fumo.
Saiba Mais
Mulher com expressão preocupada afasta o cabelo para examinar o couro cabeludo, observando uma possível lesão. Ela veste camiseta branca.

Feridas, lesões e sangramentos no couro cabeludo: quando se preocupar?

Feridas no couro cabeludo que não cicatrizam podem ser sinal de alerta. Saiba quando procurar um médico e como se proteger adequadamente.
Saiba Mais
magnifiercross