Dr. Arthur Vicentini

Como é realizado o exame de Nasofibrolaringoscopia?

Atualizado em 08/10/2021
Tempo de leitura: 3 min.

A nasofibrolaringoscopia é uma técnica realizada para fazer a investigação e o diagnóstico de problemas e doenças que acometem as vias digestivas e aéreas superiores. Permite analisar o nariz, a faringe e a laringe, onde se encontram as cordas vocais.

A Imagem Mostra O Aparelho De Nasofibrolaringoscopia Com Um Tubo No Nariz De Uma Paciente.
Como É Realizado O Exame De Nasofibrolaringoscopia? 2

As técnicas endoscópicas favoreceram muito a investigação de diferentes problemas que podem acometer nossos pacientes. Podem ser utilizadas tanto com o objetivo de diagnosticar doenças quanto para fazer a localização delas, e também aplicada durante tratamentos cirúrgicos.

A nasofibrolaringoscopia é uma dessas técnicas. Trata-se de um procedimento rápido e seguro que pode ser aplicado em pessoas de todas as idades, sendo indicado para os mais distintos casos.

Neste artigo falaremos um pouco mais sobre esse procedimento, de que maneira ele é realizado e em quais situações pode ser solicitado/realizado pelo Cirurgião de Cabeça e Pescoço. Acompanhe!

O que é o exame de nasofibrolaringoscopia?

A depender da queixa, dos sinais de sintomas com que os pacientes procuram o atendimento do Cirurgião de Cabeça e Pescoço, a exames complementares devem ser realizados, a fim de identificar alterações que possam justificar tais queixas.

Para esses pacientes, deve ser realizada a investigação do trato aerodigestivo alto, avaliação que deve incluir a nasofibrolaringoscopia. Esse procedimento é realizado com o auxílio do nasofibroscópio, um equipamento composto por um tubo fino, que pode ser rígido ou flexível, e que conta com uma câmera e uma fibra ótica que conduz luz na ponta.

Por meio dela é possível visualizar as estruturas internas do nariz, das três porções da faringe (nasofaringe, orofaringe e hipofaringe), além da laringe (que contém as pregas vocais e é chamada, popularmente, de “caixa da voz”), com imagens que são transmitidas para um monitor. Elas podem ser analisadas em tempo real, gravadas em vídeo e/ou impressas. A depender da queixa, dos sinais de sintomas com que os pacientes procuram o atendimento do Cirurgião de Cabeça e Pescoço, a exames complementares devem ser realizados, a fim de identificar alterações que possam justificar tais queixas.

Realização da nasofibrolaringoscopia

Uma vez que é nasofibrolaringoscopia é uma técnica endoscópica, o nasofibroscópio precisa ser inserido na cavidade nasal para fazer a investigação interna solicitada pelo Cirurgião de Cabeça e Pescoço.

De toda forma, como explicamos, esse é um procedimento simples e bastante seguro. Sendo assim, a nasofibrolaringoscopia pode ser realizada mesmo durante uma consulta, pois o paciente não precisa estar em ambiente hospitalar para tal. Em geral, não há necessidade de anestesia. Em certos casos, utilizamos lubrificantes com anestésicos locais, para facilitar o procedimento em pessoas com maior sensibilidade.

Nesses casos, podemos também aplicar um spray local anestésico, que minimiza possíveis reações que trariam desconforto. O nasofibroscópio, então, é introduzido pela narina para visualizar a mucosa nasal e as demais estruturas da região.

Em seguida, é feita a introdução até alcançar sua região posterior, onde se inicia a faringe. Prosseguindo com o exame, descemos com o fibroscópio, até alcançar a laringe, a fim de examinar esse órgão e as cordas vocais. As imagens captadas são transmitidas para o monitor em tamanho aumentado para ser possível analisar com detalhes. Não é necessário período de recuperação ou observação para os pacientes que realizaram este exame, a maioria dos casos.

Preparação do paciente para o exame

Como você viu, a nasofibrolaringoscopia é realizada em ambiente ambulatorial, por isso, não exige preparação prévia específica do paciente. Como algumas pessoas podem sentir um pouco de náuseas durante o procedimento, é aconselhado manter um jejum curto, de apenas duas horas. Isso não é obrigatório, mas recomendado.

No caso dos pacientes não colaborativos e aqueles que muito ansiosos ou inseguros, pode ser administrado um medicamento calmante. No caso das crianças, é dada preferência para o nasofibroscópio com tubo flexível, para proporcionar maior conforto.

No mais, não há necessidade de outros tipos de preparo. De toda forma, é importante esclarecer todas as dúvidas com o Cirurgião de Cabeça e Pescoço, pois pode haver alguma recomendação específica, como em casos de realização da biópsia.

Indicações da nasofibrolaringoscopia

Esse procedimento é indicado para investigação das causas de sintomas relatados pelo paciente, como obstrução nasal, dor, sangramentos e rouquidão. Também para analisar as estruturas do nariz e da garganta, auxiliar no diagnóstico, eliminar suspeitas e localizar o problema ou a lesão. Pode ser usado, ainda, em casos de:

  • desvio de septo;
  • hipertrofia da adenoide e de cornetos;
  • sinusite;
  • rinite;
  • laringite;
  • distúrbios do sono;
  • refluxo gastroesofágico;
  • suspeitas de nódulos ou tumores.

Também pode ser solicitado para realizar uma biópsia. Nesse caso, como é feita a coleta de porções de tecido para análise laboratorial, a preparação do paciente pode ser diferente, bem como as recomendações após o procedimento. Daí a importância de conversar com seu médico, pedir informações detalhadas e esclarecer todas as dúvidas.

Dr Arthur Vicentini | Dr. Arthur Vicentini CRM 154.086
Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz
CRM-SP 15.4086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.
+ Saiba mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete − 3 =

hello world!
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.
Direitos Reservados 2021 Dr. Arthur Vicentini – CRM 154086 | Desenvolvido por Surya MKT
magnifiercross