Dr. Arthur Vicentini

5 sinais de que você precisa consultar um Cirurgião de Cabeça e Pescoço

Atualizado em 08/10/2021
Tempo de leitura: 3 min.
Ao Fundo Da Imagem, Há Um Médico Com Máscara.
5 Sinais De Que Você Precisa Consultar Um Cirurgião De Cabeça E Pescoço 2

O Cirurgião de Cabeça e Pescoço é o médico especialista responsável por acompanhar e tratar problemas que acometem essas regiões, envolvendo os diversos órgãos que as compõem, tal como glândulas salivares, glândulas endócrinas (tireoide e paratireoides), trato aerodigestivo alto (boca, cavidade nasal, faringe, laringe) e pele / couro cabeludo.

Seu principal foco de atuação está relacionado a tumores malignos desta região, mas também trata de doenças benignas e funcionais.

Esse profissional costuma trabalhar em conjunto com outros especialistas, como dentistas, otorrinolaringologistas e endocrinologistas, por exemplo. Mas quando é preciso recorrer a ele?

A seguir apresentamos alguns sinais ou sintomas que indicam que você pode precisar de uma consulta com o Cirurgião de Cabeça e Pescoço. Confira!

1. Rouquidão persistente ou dificuldade para falar

Distúrbios da fala podem ser consequência de diversas doenças, mas sintomas como rouquidão recorrente ou persistente (mais de 2 semanas, sem outra causa aparente) podem sugerir alterações da faringe ou da laringe, por exemplo. O funcionamento das cordas vocais pode estar prejudicado, fazendo com que as mesmas não produzam sons de forma adequada e levando a estas alterações.

Ela também pode sentir dificuldade para falar, o que acontece, por exemplo, quando se forma um cisto, nódulo ou tumor na região da garganta. Como esses quadros requerem tratamentos mais específicos, pode ser necessário passar pela consulta com o Cirurgião de Cabeça e Pescoço para investigação e identificação diagnósticos e tratamento.

2. Engasgos e dificuldade para engolir

O mecanismo de deglutição é muito complexo e envolve diversos músculos, de diferentes órgãos da região. Alterações desse processo também podem ter causas bastante diversas, tendo como origens no sistema nervoso, alterações musculares ou de coordenação. Outras causas relacionadas podem ser processos infecciosos, por exemplo.

Sintomas como engasgos recorrentes, dificuldade para ingerir determinados tipos de alimento, piora da coordenação para engolir, perda de peso, dor e sangramentos devem chamar a atenção para algo que não está andando bem.

Os nódulos e tumores na região da garganta são uma das causas possíveis desses sintomas. Sendo assim, é preciso procurar um Cirurgião de Cabeça e Pescoço para investigar mais a fundo o que está acontecendo e diagnosticar o problema precocemente, para intervir antes que ele evolua

3. Dor persistente na cabeça ou pescoço

A dor de cabeça e no pescoço pode ter diferentes origens, que incluem o estresse, tensão muscular e até mesmo problemas de coluna ou odontológicos.

Em casos de dor mais localizada, principalmente com surgimento de nódulos ou massas, bem como vermelhidão, abaulamento ou paralisia de músculos da região, devemos progredir com a investigação diagnóstica para proporcionar tratamento adequado ao paciente.

4. Surgimento de massa ou nódulo

Também é fundamental procurar um Cirurgião de Cabeça e Pescoço ao sentir a formação de uma massa ou nódulo na face ou na região do pescoço. Ela pode se manifestar como um aumento de volume, a percepção de um tecido mais firme ou um caroço.

Em alguns casos, as massas e os nódulos podem ser percebidos simplesmente ao olhar ou por meio do toque; em outros, a pessoa percebe que algo está errado quando fala ou engole, sentindo movimentos estranhos na região da garganta. Em todos os casos é preciso consultar o especialista.

5. Feridas persistentes

Lesões e feridas podem se formar na cavidade oral, nos lábios ou na pele da face e do pescoço. Quando são decorrentes de casos de pouca gravidade, em alguns dias elas cicatrizam espontaneamente ou com a administração de medicamentos. O problema acontece quando elas são persistentes e difíceis de cicatrizar.

É muito importante entender que o Cirurgião de Cabeça e Pescoço não trata apenas de casos de câncer, porém, eles são muito recorrentes porque geralmente as pessoas ignoram os sintomas iniciais e demoram a procurar ajuda médica.

Por isso, em caso de qualquer manifestação que gere dúvida ou incerteza, procure um especialista. Assim você poderá tratar a condição o mais breve possível, evitando que o caso evolua para umas situações mais severas.

Dr Arthur Vicentini | Dr. Arthur Vicentini CRM 154.086
Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz
CRM-SP 15.4086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.
+ Saiba mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − treze =

 | 02 / 09 / 21
A Decanulação da Traqueostomia nada mais é do que a retirada da cânula, fazendo com que a anatomia volte ao normal. Saiba mais!
Ler Mais
 | 31 / 08 / 21
Você sabia que o refluxo gastroesofágico pode causar o aumento dos linfonodos cervicais de forma indireta? Entenda por que isso acontece.
Ler Mais
1 2 3 16
hello world!
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.
Direitos Reservados 2021 Dr. Arthur Vicentini – CRM 154086 | Desenvolvido por Surya MKT
magnifiercross