Dr. Arthur Vicentini

O que pode ser Caroço na Garganta

Atualizado em: 21/07/2023
Tempo de leitura: 4 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

O surgimento de um “Caroço na Garganta” pode trazer grandes preocupações para as pessoas.

Conhecido no meio médico como “Nódulo Cervical”, a origem dessas alterações pode ser tanto benigna (aumento dos linfonodos, nódulos na tireoide ou nas glândulas salivares e cistos) quanto maligna, motivo pelo qual é preciso investigar.

O Que Pode Ser Caroco Na Garganta Dr Arthur Vicentini Fb 1
O Que Pode Ser Caroço Na Garganta

A principal preocupação dos pacientes que procuram o consultório é sempre a possibilidade de se tratar de um tumor maligno, ou seja, um câncer. Ele é muito associado à formação de nódulos em diversas partes do corpo, por isso, quando surge um “caroço na garganta”, vem a preocupação de que isso possa estar associado a um tumor maligno.

É verdade que existem casos em que esses nódulos de fato estão associados ao câncer, mas isso não acontece em todas as pessoas. Afinal, também é possível a formação de um nódulo de origem benigna, e é sobre eles que falaremos neste artigo. 

Continue lendo para entender em quais situações podemos perceber a formação de nódulos na região cervical, e que não estão relacionados com casos de câncer.

O que causa “caroço na garganta”?

Existem diversos fatores que podem fazer com que surjam nódulos na região da garganta ou do pescoço. Como explicamos na introdução, nem sempre está associado a um quadro de câncer, pois condições benignas também levam a esse tipo de manifestação.

A formação de um caroço nesta área do corpo pode estar relacionada, por exemplo, com um tipo de infecção, ou pode ser simplesmente uma contratura muscular. Confira a seguir as quatro principais condições que podem levar à formação de nódulos no pescoço.

Aumento dos linfonodos

Os linfonodos são uma espécie de filtro que estão espalhados por todo o nosso corpo. Eles são responsáveis por filtrar a linfa. Sendo assim, quando o organismo tem algum tipo de infecção, esses linfonodos acabam sinalizando este acontecimento, além de trabalhar de uma forma mais intensa. 

Quando isso acontece, é possível que haja um aumento do tamanho do linfonodo na região do pescoço, formando as famosas “ínguas”. Elas podem se originar, por exemplo, de uma infecção nas amígdalas ou até mesmo no ouvido, portanto, são uma causa benigna da formação de nódulos.

Além disso, o próprio linfonodo pode ser acometido por algum tipo de inflamação ou infecção. A manifestação desse problema especificamente nessa estrutura pode fazer com que ela também sofra um aumento de volume.

Nódulos na tireoide

A glândula tireoide fica localizada na porção anterior do pescoço, e é bem frequente a formação de nódulos nela. Os nódulos tireoidianos são um quadro bastante comum e, na maioria das vezes, benigno. 

Essas pequenas massas de tecido se formam quando acontece uma proliferação inadequada das células tireoidianas. Isso leva à formação de um acúmulo de tecido originando uma pequena massa. Em outros casos, o nódulo pode ser de aspecto cístico, condição que também costuma ser benigna.

Cistos

Os cistos são formações de conteúdo líquido que podem se formar em qualquer parte do corpo, inclusive na região do pescoço. Como você viu, a própria glândula tireoide pode ser acometida por esse tipo de formação, que não oferece maiores riscos para a saúde. 

Os cistos são formados por uma membrana de revestimento e alguma formação líquida no seu interior; em outros casos, podem se formar cistos sebáceos logo abaixo da pele, em função de um acúmulo de sebo. Essa é a substância oleosa que a própria pele produz para lubrificar e proteger sua superfície.

Nódulos na glândula salivar

As glândulas salivares, como o próprio nome sugere, produzem a saliva que serve para lubrificar a cavidade oral e a faringe, facilitando a mastigação e deglutição, já dando início ao processo de digestão dos alimentos. Sendo assim, quando acontece algum problema com essas glândulas, podem ser percebidos sintomas como a formação de nódulos na face e/ou no pescoço. 

As glândulas salivares podem, ainda, formar pequenas pedras (cálculos), assim como acontece nos rins. Essas pedrinhas, quando causam a obstrução dos canais da saliva, dificultam a passagem da mesma fazendo com que ela se acumule, originando um inchaço. Também pode ocorrer uma inflamação da glândula e até infecções locais.

O que fazer caso surja um caroço?

Ainda que todos esses quadros sejam considerados benignos, a presença de um caroço na região da garganta precisa ser investigada por um especialista. Sendo assim, ao perceber qualquer alteração na anatomia dessa região, é fundamental consultar um Cirurgião de Cabeça e Pescoço.

Isso é importante porque esses nódulos, cistos ou caroços precisam ser diagnosticados corretamente para realizar um tratamento que evite a ocorrência de complicações.

Portanto, se você perceber um caroço na garganta, não é preciso se alarmar porque existem vários fatores benignos que podem desencadear esse sintoma. Entretanto, sempre procure o Cirurgião de Cabeça e Pescoço para obter um diagnóstico preciso e programar seu tratamento.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distúrbios da tireoide e como identificá-los

Descubra como os distúrbios da tireoide, como o hipotireoidismo e o hipertireoidismo, podem afetar sua qualidade de vida. Saiba mais sobre os sintomas, diagnóstico e tratamento.
Saiba Mais

Rouquidão: o que causa e sintomas de alerta

Descubra a importância da fisiologia vocal e os fatores que podem afetá-la. Desde a vibração das cordas vocais até as causas da rouquidão, mergulhe nesse universo complexo e entenda os sinais de alerta que demandam atenção especial.
Saiba Mais

Nódulos da Tireoide: diagnóstico e opções de tratamento

Nódulos da tireoide: conheça causas, sintomas e tratamentos. Saiba identificar os sinais precoces de problemas na tireoide. Clique aqui!
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Atualizado em: 
15:55 | 23/05/2024
magnifiercross