HPV e os tumores de boca e garganta

Os tumores de cavidade oral estão mais relacionados, principalmente, com fatores de risco como tabagismo e etilismo.

Relação do HPV com tumores de boca e orofaringe

Existe uma dúvida: se os tumores de cavidade oral também podem estar relacionados com o vírus do HPV. Mas os últimos estudos não têm mostrado uma relação importante da infecção por esse vírus com os cânceres de boca.

No entanto, os tumores de orofaringe, que é a região posterior à boca, onde estão localizadas as amígdalas e a base da língua, essa região é bastante rica em tecido linfóide, ou seja, tecido linfático do sistema imunológico, estão cada vez mais associados a este vírus.

Portanto, o vírus do HPV tem uma predileção por se alojar nessa região e em outras estruturas, e ainda, há a probabilidade de causar alterações e inflamações que ao longo da vida podem vir a desenvolver tumores.

Os tumores da orofaringe, região conhecida popularmente como garganta, assim como outras partes do trato aerodigestivo alto, possuem bastante relação com HPV.

Hoje em dia, nos Estados Unidos, a infecção pelo HPV já é a principal causa dos cânceres de orofaringe. Aqui no Brasil, ainda, os cânceres de orofaringe estão mais relacionados com o uso de cigarro e do álcool, mas a prevalência já está aumentando bastante.

Pode ser que em algum tempo aconteça o que aconteceu nos Estados Unidos e na Europa, que é uma inversão do fator de risco principal e pode ser que em algum momento tenhamos mais cânceres de orofaringe relacionados com o vírus do HPV.

dr arthur vicentini assinatura

Por Dr. Arthur Vicentini
da Costa Luiz.

CRM-SP 154086

Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Atua como membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e médico colaborador da da Disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital das Clínicas da FMUSP e do Instituto do Câncer do estado de São Paulo (ICESP).

faixa-dr-arthur-300x2-300x2

Por Dr. Arthur Vicentini
da Costa Luiz.

CRM-SP 154086

Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Atua como membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e médico colaborador da da Disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital das Clínicas da FMUSP e do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP).

faixa-dr-arthur-300x2-300x2

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × cinco =

POSTS RELACIONADOS

× Agende sua Consulta