Dr. Arthur Vicentini

HPV e os tumores de boca e garganta

Atualizado em 16/11/2021
Tempo de leitura: < 1 min.

Os tumores de cavidade oral estão mais relacionados, principalmente, com fatores de risco como tabagismo e etilismo.

Relação do HPV com tumores de boca e orofaringe

Existe uma dúvida: se os tumores de cavidade oral também podem estar relacionados com o vírus do HPV. Mas os últimos estudos não têm mostrado uma relação importante da infecção por esse vírus com os cânceres de boca.

No entanto, os tumores de orofaringe, que é a região posterior à boca, onde estão localizadas as amígdalas e a base da língua, essa região é bastante rica em tecido linfóide, ou seja, tecido linfático do sistema imunológico, estão cada vez mais associados a este vírus.

Portanto, o vírus do HPV tem uma predileção por se alojar nessa região e em outras estruturas, e ainda, há a probabilidade de causar alterações e inflamações que ao longo da vida podem vir a desenvolver tumores.

Os tumores da orofaringe, região conhecida popularmente como garganta, assim como outras partes do trato aerodigestivo alto, possuem bastante relação com HPV.

Hoje em dia, nos Estados Unidos, a infecção pelo HPV já é a principal causa dos cânceres de orofaringe. Aqui no Brasil, ainda, os cânceres de orofaringe estão mais relacionados com o uso de cigarro e do álcool, mas a prevalência já está aumentando bastante.

Pode ser que em algum tempo aconteça o que aconteceu nos Estados Unidos e na Europa, que é uma inversão do fator de risco principal e pode ser que em algum momento tenhamos mais cânceres de orofaringe relacionados com o vírus do HPV.

Dr Arthur Vicentini | Dr. Arthur Vicentini CRM 154.086
Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz
CRM-SP 15.4086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.
+ Saiba mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quinze − 5 =

 | 16 / 08 / 22
A eritroplasia é uma lesão avermelhada que se forma na mucosa oral. Descubra se ela é benigna e se pode ser precursora do câncer.
Ler Mais
 | 11 / 08 / 22
As lesões pré-malignas são lesões que se não revertidas, podem se tornar tumores malignos.. Neste post, iremos falar mais sobre este assunto. Acompanhe!
Ler Mais
1 2 3 15
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Direitos Reservados 2022 | Dr. Arthur Vicentini – CRM 154086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Site atualizado às 09:32 | 16/11/2021
magnifiercross