Dr. Arthur Vicentini

Linfonodo ou íngua no pescoço: quando procurar um médico?

Atualizado em: 16/11/2021
Tempo de leitura: 1 minuto
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

A maioria dos casos de aumento do tamanho dos linfonodos, principalmente na região do pescoço, é relacionada com alterações inflamatórias e infecciosas, as chamadas linfonodomegalias reacionais.

Sintomas de ínguas no pescoço

Nesses casos, o paciente tem um aumento dos linfonodos que pode gerar dor e vermelhidão, porém, depois desaparecem. Caso demorem mais de 10, 15 ou 20 dias para os sintomas desaparecerem, podemos entender que os linfonodos continuarão persistindo.

Depois desse tempo, se continuar havendo um aumento do tamanho dos linfonodos, se os linfonodos grudarem uns aos outros (coalescência), ou surgir febre, perda de peso e sudorese noturna, outras doenças relacionadas com os linfonodos podem estar acontecendo. Por exemplo, as doenças linfoproliferativas (linfomas) ou as próprias infecções bacterianas e fúngicas dos linfonodos.

Como diagnosticar ínguas no pescoço?

Esses casos devem ser investigados com ultrassom, biópsia ou punção para que possamos fazer o diagnóstico e o tratamento.

Se você tiver maiores dúvidas, procure um Cirurgião de Cabeça e Pescoço para fazer essa avaliação complementar.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se
A imagem mostra um doutor de costas para a câmera, apalpando o pescoço de uma mulher.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lista de comentários

  1. Olá fiz um raio X deu redução transparente no seio do maxiliar direito
    Estou com linfonodos, que fiz uma ultrassom e deu tem que fazer biopsia desse caroço?

Mulher com expressão preocupada afasta o cabelo para examinar o couro cabeludo, observando uma possível lesão. Ela veste camiseta branca.

Feridas, lesões e sangramentos no couro cabeludo: quando se preocupar?

Feridas no couro cabeludo que não cicatrizam podem ser sinal de alerta. Saiba quando procurar um médico e como se proteger adequadamente.
Saiba Mais

Quais sintomas indicam câncer na garganta, cabeça e pescoço?

Confira os principais sintomas do câncer de garganta e saiba quando procurar ajuda médica. Diagnóstico precoce pode salvar vidas.
Saiba Mais
Mulher com dor na garganta toca o pescoço, com ilustração da tireoide destacada. Ao lado, texto médico sobre bócio e foto do Dr. Arthur Vicentini.

Já ouviu falar de bócio que desaparecem?

Descubra se um bócio ou nódulo na tireoide pode desaparecer sozinho e entenda como é feita a avaliação e o acompanhamento desses casos.
Saiba Mais
magnifiercross