Dr. Arthur Vicentini

Doenças dos linfonodos

Atualizado em 16/11/2021
Tempo de leitura: < 1 min.

O que são os linfonodos?

Os linfonodos, como já falamos em outro vídeo, são as estruturas do sistema linfático, fazem parte do sistema de defesa e do sistema de drenagem e podem estar relacionados com vários tipos de doenças.

Doenças dos linfonodos

Alterações reacionais

As doenças dos linfonodos mais comuns são as alterações reacionais. Quando os linfonodos aumentam de tamanho podem ficar dolorosos e avermelhados por conta de alterações inflamatórias ou infecciosas da própria região em volta desse linfonodo e drenam para lá.

Infecções

Outros tipos de alterações que temos são as próprias infecções dos linfonodos, entre elas, infecções bacterianas, virais, por fungos e por vários micro-organismos que atacam os linfonodos. Por exemplo, podemos ter tuberculose ganglionar que é bastante comum e foi muito discutida nos últimos tempos.

Tumores

Além das infecções e inflamações, podemos ter tumores dos linfonodos. Quando algum tumor primário do linfonodo cresce no sistema linfático, chamamos de linfoma. Os linfomas possuem vários subtipos e formas que precisam ser tratadas pelo hematologista, que é o especialista nessa área.

Os tumores também podem aparecer primeiro em outras regiões, ou seja, tumores de outras localizações que depois se espalham preferencialmente para os linfonodos.

Essa forma de disseminação, de metástase linfonodal, é muito comum para as doenças de cabeça e pescoço, tanto para os cânceres de tireoide, quanto para os cânceres do trato aerodigestivo alto, ou seja, da boca, da garganta e até tumores de pele. É muito comum esse tipo de alteração na nossa especialidade.

Dr Arthur Vicentini | Dr. Arthur Vicentini CRM 154.086
Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz
CRM-SP 15.4086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.
+ Saiba mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − 7 =

 | 11 / 01 / 22
Sabia que as ínguas também se formam atrás da orelha? Entenda o que leva a esse quadro e quais são as outras possíveis causas de um caroço na região.
Ler Mais
 | 06 / 01 / 22
O aumento dos linfonodos está relacionado a uma série de alterações. Continue lendo e confira quais as possíveis causas!
Ler Mais
1 2 3 19
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Direitos Reservados 2022 | Dr. Arthur Vicentini – CRM 154086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

magnifiercross