Dr. Arthur Vicentini

Linfonodo ou íngua no pescoço: quando procurar um médico?

Atualizado em: 16/11/2021
Tempo de leitura: 1 minuto
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

A maioria dos casos de aumento do tamanho dos linfonodos, principalmente na região do pescoço, é relacionada com alterações inflamatórias e infecciosas, as chamadas linfonodomegalias reacionais.

Sintomas de ínguas no pescoço

Nesses casos, o paciente tem um aumento dos linfonodos que pode gerar dor e vermelhidão, porém, depois desaparecem. Caso demorem mais de 10, 15 ou 20 dias para os sintomas desaparecerem, podemos entender que os linfonodos continuarão persistindo.

Depois desse tempo, se continuar havendo um aumento do tamanho dos linfonodos, se os linfonodos grudarem uns aos outros (coalescência), ou surgir febre, perda de peso e sudorese noturna, outras doenças relacionadas com os linfonodos podem estar acontecendo. Por exemplo, as doenças linfoproliferativas (linfomas) ou as próprias infecções bacterianas e fúngicas dos linfonodos.

Como diagnosticar ínguas no pescoço?

Esses casos devem ser investigados com ultrassom, biópsia ou punção para que possamos fazer o diagnóstico e o tratamento.

Se você tiver maiores dúvidas, procure um Cirurgião de Cabeça e Pescoço para fazer essa avaliação complementar.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lista de comentários

  1. Olá fiz um raio X deu redução transparente no seio do maxiliar direito
    Estou com linfonodos, que fiz uma ultrassom e deu tem que fazer biopsia desse caroço?

Distúrbios da tireoide e como identificá-los

Descubra como os distúrbios da tireoide, como o hipotireoidismo e o hipertireoidismo, podem afetar sua qualidade de vida. Saiba mais sobre os sintomas, diagnóstico e tratamento.
Saiba Mais

Rouquidão: o que causa e sintomas de alerta

Descubra a importância da fisiologia vocal e os fatores que podem afetá-la. Desde a vibração das cordas vocais até as causas da rouquidão, mergulhe nesse universo complexo e entenda os sinais de alerta que demandam atenção especial.
Saiba Mais

Nódulos da Tireoide: diagnóstico e opções de tratamento

Nódulos da tireoide: conheça causas, sintomas e tratamentos. Saiba identificar os sinais precoces de problemas na tireoide. Clique aqui!
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Atualizado em: 
15:55 | 23/05/2024
magnifiercross