Cânceres de garganta: sintomas e tratamentos

A região popularmente conhecemos como “garganta”, em Anatomia Humana, compreende os órgãos chamados de faringe e laringe. A laringe, também conhecida como a “caixa da voz”, é onde ficam as cordas vocais e se desenvolve a fala.

A faringe compreende a região posterior da cavidade nasal e oral, e, um pouco mais para baixo, região posterior à laringe, e tem suas subdivisões. A laringe também tem algumas subdivisões que são anatômicas e funcionais.

Causas

Os tumores de garganta, da faringe e da laringe, ainda estão bastante relacionados, principalmente aqui no país, com o uso do cigarro e o uso da bebida alcoólica. São as toxinas que acabam levando a inflamações repetidas e mutações genéticas, e desenvolvem o câncer.

Na subregião conhecida como orofaringe, localizada posterior à cavidade oral, os tumores relacionados à infecção por HPV, um vírus sexualmente transmissível. Em alguns países mais desenvolvidos, este já é o principal fator de risco, mas no Brasil, apesar da mudança contínua desta relação, o uso de tabaco e álcool ainda é mais prevalente.

Sintomas

Tumores da faringe

Os principais sintomas relacionados com os tumores da faringe, basicamente, são:

  • Dor;
  • Dificuldade para engolir;
  • Sangramento;
  • Sensação de bola na garganta.

Tumores da laringe

Os sintomas relacionados com os tumores de laringe estão mais relacionados com a passagem do ar e da fala. Como as cordas vocais estão nesta região, os tumores de laringe podem levar à:

• Disfonia (alteração da voz);
• Estridor (ruído);
• Dispneia (falta de ar).

Tratamento

Os tratamentos são diversos, dependem do subsítio, da região onde esses tumores se encontram, do tamanho, da forma como eles se apresentam, se já têm metástase e se está relacionado ou não com HPV.

O tratamento pode ser não-cirúrgico ou cirúrgico, realizando a ressecção. Mas, toda essa decisão depende de alguns fatores, por isso, é importante consultar sempre o especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

dr arthur vicentini assinatura

Por Dr. Arthur Vicentini
da Costa Luiz.

CRM-SP 154086

Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Atua como membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e médico colaborador da da Disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital das Clínicas da FMUSP e do Instituto do Câncer do estado de São Paulo (ICESP).

faixa-dr-arthur-300x2-300x2

Por Dr. Arthur Vicentini
da Costa Luiz.

CRM-SP 154086

Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Atua como membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e médico colaborador da da Disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital das Clínicas da FMUSP e do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP).

faixa-dr-arthur-300x2-300x2

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS

× Agende sua Consulta