A região popularmente conhecemos como “garganta”, em Anatomia Humana, compreende os órgãos chamados de faringe e laringe. A laringe, também conhecida como a "caixa da voz", é onde ficam as cordas vocais e se desenvolve a fala.
A faringe compreende a região posterior da cavidade nasal e oral, e, um pouco mais para baixo, região posterior à laringe, e tem suas subdivisões. A laringe também tem algumas subdivisões que são anatômicas e funcionais.
Índice
Os tumores de garganta, da faringe e da laringe, ainda estão bastante relacionados, principalmente aqui no país, com o uso do cigarro e o uso da bebida alcoólica. São as toxinas que acabam levando a inflamações repetidas e mutações genéticas, e desenvolvem o câncer.
Na subregião conhecida como orofaringe, localizada posterior à cavidade oral, os tumores relacionados à infecção por HPV, um vírus sexualmente transmissível. Em alguns países mais desenvolvidos, este já é o principal fator de risco, mas no Brasil, apesar da mudança contínua desta relação, o uso de tabaco e álcool ainda é mais prevalente.
Os principais sintomas relacionados com os tumores da faringe, basicamente, são:
Os sintomas relacionados com os tumores de laringe estão mais relacionados com a passagem do ar e da fala. Como as cordas vocais estão nesta região, os tumores de laringe podem levar à:
• Disfonia (alteração da voz);
• Estridor (ruído);
• Dispneia (falta de ar).
Os tratamentos são diversos, dependem do subsítio, da região onde esses tumores se encontram, do tamanho, da forma como eles se apresentam, se já têm metástase e se está relacionado ou não com HPV.
O tratamento pode ser não-cirúrgico ou cirúrgico, realizando a ressecção. Mas, toda essa decisão depende de alguns fatores, por isso, é importante consultar sempre o especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço.
Direitos Reservados 2022 | Dr. Arthur Vicentini – CRM 154086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.