Dr. Arthur Vicentini

Câncer de Garganta

Atualizado em: 16/11/2021
Tempo de leitura: 2 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

A região popularmente conhecemos como “garganta”, em Anatomia Humana, compreende os órgãos chamados de faringe e laringe. A laringe, também conhecida como a "caixa da voz", é onde ficam as cordas vocais e se desenvolve a fala.

A faringe compreende a região posterior da cavidade nasal e oral, e, um pouco mais para baixo, região posterior à laringe, e tem suas subdivisões. A laringe também tem algumas subdivisões que são anatômicas e funcionais.

Causas

Os tumores de garganta, da faringe e da laringe, ainda estão bastante relacionados, principalmente aqui no país, com o uso do cigarro e o uso da bebida alcoólica. São as toxinas que acabam levando a inflamações repetidas e mutações genéticas, e desenvolvem o câncer.

Na subregião conhecida como orofaringe, localizada posterior à cavidade oral, os tumores relacionados à infecção por HPV, um vírus sexualmente transmissível. Em alguns países mais desenvolvidos, este já é o principal fator de risco, mas no Brasil, apesar da mudança contínua desta relação, o uso de tabaco e álcool ainda é mais prevalente.

Sintomas

Tumores da faringe

Os principais sintomas relacionados com os tumores da faringe, basicamente, são:

  • Dor;
  • Dificuldade para engolir;
  • Sangramento;
  • Sensação de bola na garganta.

Tumores da laringe

Os sintomas relacionados com os tumores de laringe estão mais relacionados com a passagem do ar e da fala. Como as cordas vocais estão nesta região, os tumores de laringe podem levar à:

• Disfonia (alteração da voz);
• Estridor (ruído);
• Dispneia (falta de ar).

Tratamento

Os tratamentos são diversos, dependem do subsítio, da região onde esses tumores se encontram, do tamanho, da forma como eles se apresentam, se já têm metástase e se está relacionado ou não com HPV.

O tratamento pode ser não-cirúrgico ou cirúrgico, realizando a ressecção. Mas, toda essa decisão depende de alguns fatores, por isso, é importante consultar sempre o especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se
Ao fundo da imagem, há a garganta de um homem em foco.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Médico examinando o pescoço de uma paciente em consultório, com ícone do YouTube sobreposto ao centro da imagem.

Quando devo procurar um especialista?

Saiba quando procurar ajuda médica, quais sintomas merecem atenção e qual profissional buscar para iniciar uma investigação de saúde com segurança.
Saiba Mais
Jovem utilizando cigarro eletrônico ao ar livre, com fumaça visível ao redor do rosto.

Cigarro eletrônico faz tão mal quanto o comum para certas doenças?

O cigarro eletrônico faz tanto mal quanto o cigarro comum. Entenda os riscos, doenças associadas e por que evitar todas as formas de fumo.
Saiba Mais
Mulher com expressão preocupada afasta o cabelo para examinar o couro cabeludo, observando uma possível lesão. Ela veste camiseta branca.

Feridas, lesões e sangramentos no couro cabeludo: quando se preocupar?

Feridas no couro cabeludo que não cicatrizam podem ser sinal de alerta. Saiba quando procurar um médico e como se proteger adequadamente.
Saiba Mais
magnifiercross