Dr. Arthur Vicentini

Bócio e nódulos da tireoide

Atualizado em: 16/11/2021
Tempo de leitura: 2 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

A tireoide pode ter doenças funcionais, ou seja, produção aumentada ou diminuída de hormônios, doenças inflamatórias, e também os nódulos ou aumento da glândula.

Sintomas do bócio

O aumento do tamanho da tireoide, conhecido como bócio, pode gerar, por exemplo:

  • Compressão das estruturas do pescoço;
  • Dificuldade para falar, engolir e respirar;
  • Surgimento de nódulos isolados ou coalescentes.

Nódulos benignos x malignos

Os nódulos de tireoide podem ser maligno, apesar de a sua maioria ser benigna. Já falamos em outro post a respeito das características que encontramos em exames de imagem que sugerem maior risco de malignidade e a necessidade de alguma investigação complementar. Ficou interessado? Acesse o link clicando aqui.

Já falamos também em outro post sobre a necessidade ou não de realizar o exame chamado de punção aspirativa por agulha fina (PAAF) para saber sobre as características citológicas do nódulo. Veja mais sobre o assunto clicando aqui.

Em casos de nódulos benignos, se não houver sintomas compressivos ou alterações funcionais, podemos indicar acompanhamento dos mesmos com exames de imagem periódicos.

Incidência

Ainda não são conhecidos pela Medicina todos os fatores que levam ao aumento do volume e ao surgimento de nódulos de tireoide.

Os nódulos malignos possuem algumas alterações genéticas do DNA que podem levar ao seu surgimento. Quanto aos nódulos benignos, estes são bastante frequentes e podem surgir em pessoas independentemente da idade, do gênero e de outras condições que podem estar relacionadas.

Na maioria das vezes, os nódulos acometem as mulheres, na faixa dos 50 a 60 anos, mas podem ocorrer também pessoas mais jovens e até crianças.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Traqueostomia: Quando é necessário trocar a cânula?

Descubra tudo sobre a traqueostomia, desde suas indicações para facilitar a respiração até a importância vital da troca periódica da cânula para evitar complicações respiratórias sérias.
Saiba Mais

O que é traqueostomia: como funciona o sistema respiratório após o procedimento?

Descubra o que é a traqueostomia, quando é necessária e como o sistema respiratório funciona após o procedimento. Clique aqui e saiba mais!
Saiba Mais

Entenda a importância da Nasofibrolaringoscopia

Entenda a nasofibrolaringoscopia: o que é, como é realizada e suas principais indicações na prática médica diária. Descubra sua importância para diagnósticos precisos.
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Atualizado em: 
18:17 | 04/07/2024
magnifiercross