Dr. Arthur Vicentini

Glândula tireoide: entenda a função da Tireoglobulina

Atualizado em: 16/11/2021
Tempo de leitura: 2 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se
A Imagem Mostra Uma Ilustração Do Pescoço Com A Glândula Tireoide Em Destaque.
Glândula Tireoide: Entenda A Função Da Tireoglobulina

O funcionamento de órgãos, a regulação do metabolismo e outras dinâmicas do corpo humano dependem da química orgânica. As substâncias produzidas pelo organismo interagem, proporcionando o equilíbrio da saúde, e precisam estar na quantidade certa para que de fato sejam benéficas.

Muitas vezes a produção dessas substâncias, bem como a sua atuação ou síntese, dependem ainda de outras. É o que acontece na glândula tireoide quando produz os hormônios tireoideanos (T3 e T4, por exemplo), utilizando compostos como o iodo. Uma das moléculas envolvidas neste processo é a Tireoglobulina.

Neste artigo falaremos sobre a Tireoglobulina, sua importância e o papel essencial que ela exerce durante o tratamento do câncer tireoidiano. Continue lendo para conhecer um pouco mais sobre o funcionamento da tireoide.

O que é e para que serve a tireoglobulina?

A tireoglobulina (Tg) é uma proteína dimérica produzida pela tireoide. São as células foliculares que liberam essa substância, não havendo produção significativa desta molécula em outras partes do organismo.

A função da tireoglobulina é possibilitar a produção dos hormônios tri-iodotironina, conhecido como T3, e tetraiodotironina, conhecido como T4.

Como a tireoglobulina é utilizada como marcador tumoral?

As células de alguns tumores da tireoide também produzem tireoglobulina. O tipo mais comum de tumor maligno da tireoide, os carcinomas bem-diferenciados (dentre os quais se apresentam os Carcinomas Papilíferos de os Carcinomas Foliculares) também são capazes de produzir tal substância.

Apesar de não ser utilizada para o diagnóstico dos tumores de tireoide, a presença de níveis muito elevados deste marcador podem auxiliar a pensar em doenças mais extensas.

Além disso, após a retirada total da glândula tireoide (tireoidectomia), os valores de tireoglobulina devem cair para valores baixos, próximos de zero (existem casos em que este valor não alcança tais níveis, por isso é importante manter o seguimento adequado com seu Cirurgião de Cabeça e Pescoço).

Níveis de tireoglobulina elevados após o término do tratamento dos tumores de tireoide, bem como aumento progressivo deste marcador podem indicar persistência / recidiva tumoral e, por isso, deve ser realizada investigação complementar e tratamento adequado quando indicado.

Desse modo, além de a tireoglobulina ser essencial para a liberação dos hormônios na tireoide ela tem um importante papel no combate ao câncer que afeta essa glândula. Permite ao médico tomar as melhores decisões e adotar os tratamentos adequados de acordo com a necessidade do paciente.

Quando é necessário fazer o exame de tireoglobulina?

O exame de tireoglobulina é recomendado principalmente para pacientes após o término do tratamento de câncer de tireoide (Carcinomas bem-diferenciados), para que se tenha controle adequado da resposta do organismo ao tratamento e seguimento oncológico.

Confira também, nosso vídeo sobre o tema:

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lista de comentários

Quais as possíveis complicações de uma Cirurgia Paratireoide?

Descubra tudo sobre a cirurgia das glândulas paratireoides: do hiperparatiroidismo aos cuidados pós-operatórios. Saiba como garantir uma recuperação tranquila e melhoria na qualidade de vida.
Saiba Mais

Carreira de Cirurgião de Cabeça e Pescoço

Desvende as múltiplas facetas do médico moderno além do consultório. Da comunicação à gestão, explore as diversas responsabilidades e desafios dessa profissão. Compartilhe experiências e descubra como escolher o caminho certo na carreira médica.
Saiba Mais

O que causa a obstrução dos ductos salivares?

Compreenda as causas, consequências e tratamentos para obstruções nas glândulas salivares. Descubra como essas condições podem afetar sua saúde bucal e digestiva, e saiba mais sobre as opções de tratamento disponíveis para aliviar o desconforto associado.
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Atualizado em: 
16:02 | 11/04/2024
magnifiercross