Dr. Arthur Vicentini

Bócio: o que é e quais os sintomas?

Atualizado em 16/11/2021
Tempo de leitura: 2 min.
Ao Fundo Da Imagem, Há Uma Mulher Com As Mãos No Pescoço.
Bócio: O Que É E Quais Os Sintomas? 2

A tireoide é uma glândula endócrina, localizada na região anterior do pescoço e que, quando sofre aumento de tamanho (por exemplo, em casos de bócio nodular), pode alterar a anatomia e causar problemas em outras estruturas.

Mas o que exatamente é um bócio nodular? Quais são os sintomas que caracterizam esse problema? O que pode desencadeá-lo? Será que ele oferece algum risco maior para a saúde ou afeta apenas a estética? São essas perguntas que responderemos neste artigo!

Continue lendo para aprender um pouco mais sobre esse problema da tireoide que acomete tantas pessoas.

O que é o bócio? 

Você conhece alguma pessoa que apresente um volume aumentado da região do pescoço? Existem várias causas que podem levar a este aumento, mas uma das mais comuns é o aumento de tamanho da glândula tireoide associado ao surgimento de nódulos na mesma.

A tireoide é uma das maiores glândulas encontradas no corpo humano, no entanto, quando ela está com o seu volume normal ocupa o seu espaço e não fica evidente. Porém, pessoas que apresentam o problema de bócio tem um tamanho aumentado dessa glândula e, por isso, forma-se o volume extra no pescoço, denominado como bócio. 

Vale lembrar que , do ponto de vista médico, chamamos de bócio a todo aumento de volume da glândula tireoide que não esteja relacionado a tumores malignos.

Em alguns casos esse aumento da região é provocado por nódulos, caracterizando o problema chamado bócio nodular, que pode se manifestar como apenas um nódulo (Bócio uninodular) ou vários nódulos (Bócio multinodular).

Diversos fatores podem desencadear a formação desse aumento do volume da tireoide. Esse é o caso, por exemplo, da carência de iodo e alterações genéticas, embora esse último fator ainda não esteja totalmente esclarecido.

Quais são os sintomas do bócio nodular?

Uma das características do bócio é o fato de que o aumento do volume do pescoço não acontece repentinamente. Sua evolução costuma ser muito lenta, sendo notada, muitas vezes, apenas em situações mais avançadas.

Sendo assim, quando o problema ainda está no começo, dificilmente o paciente apresenta algum tipo de sintoma. Nódulos benignos muito pequenos não causam incômodos nem desencadeiam dor, também não interferem no funcionamento da tireoide, mas com o passar do tempo isso pode mudar.

Sendo assim, quando eles assumem um certo volume, começam a desencadear sintomas incômodos como:

  • engasgos;
  • dificuldade para engolir;
  • falta de ar;
  • alterações da voz;
  • sensação de sufocamento;
  • desconforto na região do pescoço;
  • inflamações. 

É válido lembrar que a presença desses sintomas não classifica necessariamente a presença de um bócio nodular. Isso porque eles também se manifestam quando há outros problemas de saúde, portanto, o ideal é consultar um especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço para obter um diagnóstico preciso.

Também é importante saber que o bócio nodular precisa de tratamento e acompanhamento médico. Afinal, os nódulos podem continuar crescendo e desencadear sintomas, e também porque existe a possibilidade de surgirem nódulos com componentes de malignidade, ou seja, tratar-se de um câncer de tireoide.

Sendo assim, esteja atento ao seu próprio corpo, e a qualquer sinal de alterações na região da tireoide, procure um especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Dr Arthur Vicentini | Dr. Arthur Vicentini CRM 154.086
Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz
CRM-SP 15.4086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.
+ Saiba mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 + dois =

Em geral, pacientes obesos, por si só, têm algumas particularidades ao realizar qualquer procedimento cirúrgico. Você sabia? Venha conferir como funciona em relação a cirurgia de tireoide e paratireoide!
Ler Mais
 | 11 / 11 / 21
A iodoterapia se faz bastante importante para tratar doenças benignas e malignas da tireoide. Entenda para que ela serve!
Ler Mais
1 2 3 28
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Direitos Reservados 2022 | Dr. Arthur Vicentini – CRM 154086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

magnifiercross