Sumário
A tireoide pode ter doenças funcionais, ou seja, produção aumentada ou diminuída de hormônios, doenças inflamatórias, e também os nódulos ou aumento da glândula.
Sintomas do bócio
O aumento do tamanho da tireoide, conhecido como bócio, pode gerar, por exemplo:
- Compressão das estruturas do pescoço;
- Dificuldade para falar, engolir e respirar;
- Surgimento de nódulos isolados ou coalescentes.
Nódulos benignos x malignos
Os nódulos de tireoide podem ser maligno, apesar de a sua maioria ser benigna. Já falamos em outro post a respeito das características que encontramos em exames de imagem que sugerem maior risco de malignidade e a necessidade de alguma investigação complementar. Ficou interessado? Acesse o link clicando aqui.
Já falamos também em outro post sobre a necessidade ou não de realizar o exame chamado de punção aspirativa por agulha fina (PAAF) para saber sobre as características citológicas do nódulo. Veja mais sobre o assunto clicando aqui.
Em casos de nódulos benignos, se não houver sintomas compressivos ou alterações funcionais, podemos indicar acompanhamento dos mesmos com exames de imagem periódicos.
Incidência
Ainda não são conhecidos pela Medicina todos os fatores que levam ao aumento do volume e ao surgimento de nódulos de tireoide.
Os nódulos malignos possuem algumas alterações genéticas do DNA que podem levar ao seu surgimento. Quanto aos nódulos benignos, estes são bastante frequentes e podem surgir em pessoas independentemente da idade, do gênero e de outras condições que podem estar relacionadas.
Na maioria das vezes, os nódulos acometem as mulheres, na faixa dos 50 a 60 anos, mas podem ocorrer também pessoas mais jovens e até crianças.