Dr. Arthur Vicentini

Bócio e nódulos da tireoide

Atualizado em: 16/11/2021
Tempo de leitura: 2 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

A tireoide pode ter doenças funcionais, ou seja, produção aumentada ou diminuída de hormônios, doenças inflamatórias, e também os nódulos ou aumento da glândula.

Sintomas do bócio

O aumento do tamanho da tireoide, conhecido como bócio, pode gerar, por exemplo:

  • Compressão das estruturas do pescoço;
  • Dificuldade para falar, engolir e respirar;
  • Surgimento de nódulos isolados ou coalescentes.

Nódulos benignos x malignos

Os nódulos de tireoide podem ser maligno, apesar de a sua maioria ser benigna. Já falamos em outro post a respeito das características que encontramos em exames de imagem que sugerem maior risco de malignidade e a necessidade de alguma investigação complementar. Ficou interessado? Acesse o link clicando aqui.

Já falamos também em outro post sobre a necessidade ou não de realizar o exame chamado de punção aspirativa por agulha fina (PAAF) para saber sobre as características citológicas do nódulo. Veja mais sobre o assunto clicando aqui.

Em casos de nódulos benignos, se não houver sintomas compressivos ou alterações funcionais, podemos indicar acompanhamento dos mesmos com exames de imagem periódicos.

Incidência

Ainda não são conhecidos pela Medicina todos os fatores que levam ao aumento do volume e ao surgimento de nódulos de tireoide.

Os nódulos malignos possuem algumas alterações genéticas do DNA que podem levar ao seu surgimento. Quanto aos nódulos benignos, estes são bastante frequentes e podem surgir em pessoas independentemente da idade, do gênero e de outras condições que podem estar relacionadas.

Na maioria das vezes, os nódulos acometem as mulheres, na faixa dos 50 a 60 anos, mas podem ocorrer também pessoas mais jovens e até crianças.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se
A imagem está focada na região do pescoço de uma mulher. Essa mulher está com as mãos no pescoço e um efeito vermelho na região, representando dor e inflamação.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Médico examinando o pescoço de uma paciente em consultório, com ícone do YouTube sobreposto ao centro da imagem.

Quando devo procurar um especialista?

Saiba quando procurar ajuda médica, quais sintomas merecem atenção e qual profissional buscar para iniciar uma investigação de saúde com segurança.
Saiba Mais
Jovem utilizando cigarro eletrônico ao ar livre, com fumaça visível ao redor do rosto.

Cigarro eletrônico faz tão mal quanto o comum para certas doenças?

O cigarro eletrônico faz tanto mal quanto o cigarro comum. Entenda os riscos, doenças associadas e por que evitar todas as formas de fumo.
Saiba Mais
Mulher com expressão preocupada afasta o cabelo para examinar o couro cabeludo, observando uma possível lesão. Ela veste camiseta branca.

Feridas, lesões e sangramentos no couro cabeludo: quando se preocupar?

Feridas no couro cabeludo que não cicatrizam podem ser sinal de alerta. Saiba quando procurar um médico e como se proteger adequadamente.
Saiba Mais
magnifiercross