Dr. Arthur Vicentini

Quais as causas de nódulo na tireoide? Entenda!

Atualizado em: 16/11/2021
Tempo de leitura: 3 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Os nódulos na tireoide são muito frequentes tanto em homens quanto em mulheres e sua origem pode ser benigna ou maligna. Os nódulos benignos podem estar relacionados com a idade, as formas da própria glândula e o modo como estoca os hormônios produzidos.

A imagem mostra uma mulher segurando o seu pescoço.

A formação de nódulos na tireoide não é um problema incomum. Estudos mostram que até 50% da população pode apresentar nódulos tireoideanos, sendo que cerca de 4 a 7% da população adulta pode apresentar nódulos palpáveis, sendo mais de 90% dos casos de nódulos benignos. No entanto, os fatores que levam a sua formação ainda não estão muito bem estabelecidos.

A maioria dos tumores costuma ser benigna, porém, existem casos em que o nódulo é diagnosticado como maligno, ou seja, um câncer de tireoide. O tratamento costuma ser feito através da ressecção cirúrgica (tireoidectomia total / parcial), mas a indicação deve ser feita após avaliação de cada caso, individualmente.

Preparamos este artigo para que você saiba mais sobre essa condição e entenda quando é necessário procurar um Cirurgião de Cabeça e Pescoço. Continue lendo e veja:

O que causa nódulos na tireoide?

Os nódulos tireoideanos são formados por componente sólido (conjunto de células originadas do próprio parênquima da glândula) e / ou colóide (contendo os hormônios produzidos pela tireoide).

Embora este seja um problema muito comum, as causas exatas que levam à formação de nódulos tireoidianos ainda não estão bem estabelecidas. Entretanto, existe a possibilidade de estar relacionado com o processo natural de envelhecimento.

Quais são as causas dos nódulos malignos na tireoide?

Os fatores que citamos no tópico anterior costumam levar à formação de nódulos benignos da tireoide. No entanto, uma pequena parcela dessas neoplasias é diagnosticada como maligna, caracterizando o câncer de tireoide.

Os nódulos benignos podem se transformar em malignos, mas esta é uma condição muito rara. Sendo assim, as causas dessa doença são diferentes. O principal fator de risco de surgimento de neoplasias malignas da tireoide é a exposição a radiação ionizante, que acontece em fases precoces da vida do indivíduo.

Além disso, pessoas expostas à radiação do ambiente também apresentam uma maior suscetibilidade para o desenvolvimento desse tipo de câncer. Nas cidades de Hiroshima, Nagasaki e em Chernobyl, por exemplo, foi percebida uma maior incidência de câncer tireoidiano em toda a população.

Existem, ainda, doenças genéticas familiares que podem cursar com o surgimento de tumores malignos da glândula tireoide, mas esta é, também, uma condição rara, não havendo relação familiar na maioria dos casos de tumores tireoideanos.

Quando é preciso se preocupar com o nódulo na tireoide?

Nos últimos anos, o diagnóstico de nódulos de tireoide aumentou bastante. Isso tem acontecido em função da maior quantidade de exames realizados e da qualidade dos mesmos, levando a descobertas ocasionais dessas neoplasias. Mesmo assim, a descoberta destas lesões gera preocupação em quem obtém o diagnóstico.

Mesmo os nódulos benignos devem ser acompanhados de perto por um Cirurgião de Cabeça e Pescoço, tendo em vista a possibilidade de crescimento dos mesmos, originando sintomas compressivos das vias aéreas e digestivas, bem como surgimento de componentes mergulhantes (quando a tireoide cresce em direção ao tórax).

O nódulo requer uma atenção maior quando existe suspeita de malignidade, como no caso de apresentar um crescimento muito rápido, sinais de invasão de estruturas próximas e surgimento de metástases aos linfonodos da região.

Confira também, nosso vídeo sobre o tema:

Mesmo que a maioria dos casos aponte para uma condição benigna, é muito importante consultar o Cirurgião de Cabeça e Pescoço ao perceber a presença de um nódulo na tireoide. Assim, será feita uma investigação completa para obter o diagnóstico preciso e definir as melhores medidas, garantindo sempre o cuidado com a saúde.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se
A imagem mostra uma mulher segurando o seu pescoço.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Médico examinando o pescoço de uma paciente em consultório, com ícone do YouTube sobreposto ao centro da imagem.

Quando devo procurar um especialista?

Saiba quando procurar ajuda médica, quais sintomas merecem atenção e qual profissional buscar para iniciar uma investigação de saúde com segurança.
Saiba Mais
Jovem utilizando cigarro eletrônico ao ar livre, com fumaça visível ao redor do rosto.

Cigarro eletrônico faz tão mal quanto o comum para certas doenças?

O cigarro eletrônico faz tanto mal quanto o cigarro comum. Entenda os riscos, doenças associadas e por que evitar todas as formas de fumo.
Saiba Mais
Mulher com expressão preocupada afasta o cabelo para examinar o couro cabeludo, observando uma possível lesão. Ela veste camiseta branca.

Feridas, lesões e sangramentos no couro cabeludo: quando se preocupar?

Feridas no couro cabeludo que não cicatrizam podem ser sinal de alerta. Saiba quando procurar um médico e como se proteger adequadamente.
Saiba Mais
magnifiercross