Dr. Arthur Vicentini

Tumores que podem acometer as cordas vocais

Atualizado em 08/10/2021
Tempo de leitura: < 1 min.

A Laringe, popularmente conhecida como “caixa da voz”, é onde se encontram as cordas vocais. Anatomicamente, o nome correto é “pregas vocais”, mas o nome cordas vocais ficou consagrado pelo uso.

Causas de tumores nas cordas vocais

As cordas vocais ficam contidas dentro da laringe, numa região conhecida como glote. A laringe é um órgão localizado na região superior do pescoço, logo após a faringe. É por ela que passa o ar, no caminho entre o ambiente externo e os pulmões. Logo após a laringe, encontramos um órgão chamado de “traqueia”, onde encontramos alguns anéis de cartilagem e por onde o ar alcança os pulmões para que ocorram as trocas gasosas.

Neste trajeto, o ar passa entre as pregas vocais e as faz vibrar, causando a emissão dos sons da voz.

Por conta da passagem principalmente de toxinas relacionadas ao cigarro, os pacientes fumantes, pessoas que possuem contato com forno à lenha ou com outros produtos químicos podem desenvolver tumores da região da laringe.

O principal sítio de desenvolvimento dos tumores da Laringe é a glote, onde se localizam as cordas vocais, já que é ali onde se concentra boa parte das toxinas citadas acima, causando mutações das células, que podem levar ao surgimento do câncer.

Sintomas de tumores nesta região

Em geral, o paciente pode ter alterações da voz, problemas de obstrução respiratória, sangramento e dor.

Dr Arthur Vicentini | Dr. Arthur Vicentini CRM 154.086
Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz
CRM-SP 15.4086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.
+ Saiba mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um + doze =

 | 03 / 06 / 21
Através do exame de laringoscopia é possível avaliar a cavidade nasal como um todo. Saiba quem pode realizar esse exame e os cuidados.
Ler Mais
 | 09 / 03 / 21
O câncer de laringe pode ser tratado e tem cura em muitos casos. Saiba como é feito o tratamento e o que influencia a decisão do melhor tipo de terapia.
Ler Mais
1 2 3 6
hello world!
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.
Direitos Reservados 2021 Dr. Arthur Vicentini – CRM 154086 | Desenvolvido por Surya MKT
magnifiercross