Tumores que podem acometer as cordas vocais

A Laringe, popularmente conhecida como “caixa da voz”, é onde se encontram as cordas vocais. Anatomicamente, o nome correto é “pregas vocais”, mas o nome cordas vocais ficou consagrado pelo uso.

Causas de tumores nas cordas vocais

As cordas vocais ficam contidas dentro da laringe, numa região conhecida como glote. A laringe é um órgão localizado na região superior do pescoço, logo após a faringe. É por ela que passa o ar, no caminho entre o ambiente externo e os pulmões. Logo após a laringe, encontramos um órgão chamado de “traqueia”, onde encontramos alguns anéis de cartilagem e por onde o ar alcança os pulmões para que ocorram as trocas gasosas.

Neste trajeto, o ar passa entre as pregas vocais e as faz vibrar, causando a emissão dos sons da voz.

Por conta da passagem principalmente de toxinas relacionadas ao cigarro, os pacientes fumantes, pessoas que possuem contato com forno à lenha ou com outros produtos químicos podem desenvolver tumores da região da laringe.

O principal sítio de desenvolvimento dos tumores da Laringe é a glote, onde se localizam as cordas vocais, já que é ali onde se concentra boa parte das toxinas citadas acima, causando mutações das células, que podem levar ao surgimento do câncer.

Sintomas de tumores nesta região

Em geral, o paciente pode ter alterações da voz, problemas de obstrução respiratória, sangramento e dor.

dr arthur vicentini assinatura

Por Dr. Arthur Vicentini
da Costa Luiz.

CRM-SP 154086

Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Atua como membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e médico colaborador da da Disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital das Clínicas da FMUSP e do Instituto do Câncer do estado de São Paulo (ICESP).

faixa-dr-arthur-300x2-300x2

Por Dr. Arthur Vicentini
da Costa Luiz.

CRM-SP 154086

Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Atua como membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e médico colaborador da da Disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital das Clínicas da FMUSP e do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP).

faixa-dr-arthur-300x2-300x2

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS

Cirurgia de Cabeça e Pescoço

Caros pacientes, em função da Pandemia do Coronavírus (Covid-19), o Conselho federal de Medicina (CFM) autorizou o uso de tecnologia para consultas à distância (Telemedicina), enquanto durar este momento de isolamento social.

Por esta razão, gostaria de informar que realizaremos, temporariamente, atendimentos por plataformas digitais (Skype ou similares) aos pacientes.

Os agendamentos poderão ser feitos normalmente pelo sistema, por telefone ou pelo Whatsapp.

Em caso de necessidade, agendaremos consultas presenciais.

Saiba mais, clicando aqui.

Telefone: (11) 3230-2987

× Agende sua Consulta