Sumário
O que são as glândulas salivares?
As glândulas salivares fazem parte do nosso sistema digestivo, sendo responsáveis pela produção da saliva, que atua na higienização da cavidade oral e lubrifica o alimento, auxiliando na digestão.
Tipos de glândulas salivares
Temos as glândulas salivares maiores, sendo em 3 pares (Parótidas, Submandibulares e Sublinguais) e as glândulas salivares menores, em número estimado de 600 a 1000, que se apresentam em quase toda a cavidade oral, desde as bochechas até o palato (céu da boca), passando pelas gengivas, parte da língua e o soalho da boca.
As glândulas salivares podem ser acometidas por doenças funcionais, como cálculos, inflamações, doenças reumatológicas, entre outros, além das doenças tumorais.
A presença de tumores nas glândulas salivares costuma ter implicações para a vida do paciente, tendo em vista a presença de grande quantidade de estruturas nobres e delicadas que encontramos ao redor das mesmas.
Diagnóstico de glândulas salivares
O diagnóstico destas patologias não é fácil, sendo necessárias as combinações de técnicas e ferramentas para sua definição. Por vezes, o médico precisa lançar mão de exames de imagem (tomografia computadorizada, ultrassonografia e ressonância magnética) bem como biópsias com avaliações de marcadores tumorais.
Por conta do grande número de diferentes tumores que podem ser encontrados, muitas vezes a confirmação só acontece após o procedimento cirúrgico para a retirada da lesão.
Tratamento
Mesmo com o surgimento de tumores benignos, o tratamento da maioria destas lesões passa por remoção cirúrgica da glândula, ou parte dela, podendo levar a paralisias devido ao contato próximo com nervos responsáveis pela movimentação da face e da língua, entre outros.
Podem, também, ocorrer sangramentos, infecções, acúmulos ou vazamentos de saliva (sialocele e fístula salivar, respectivamente) nos pós-operatórios destas doenças.
É importante ficar atento aos sinais do seu corpo, tais como nódulos na topografia das glândulas, problemas de movimentação da face e da língua, dormência, fraqueza muscular na região da face, problemas para abrir e fechar a boca e dificuldade para engolir.
Procure sempre o especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço para uma avaliação completa e tirar suas dúvidas!