Dr. Arthur Vicentini

Traqueostomia definitiva e temporária

Atualizado em: 16/11/2021
Tempo de leitura: 2 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Traqueostomia temporária

A traqueostomia é feita quando precisamos de um caminho alternativo para o ar passar entre o ambiente e os pulmões por um período restrito.

Ela pode ser indicada quando as pessoas sofrem algum trauma, acidente, lesão na laringe ou um inchaço muito grande que acabam necessitando da traqueostomia por um curto período de tempo até que o problema inicial seja resolvido.

Portanto, pode acontecer de uma pessoa ter uma crise alérgica muito grave, recorrer ao pronto-socorro porque não consegue respirar, e mesmo com as medicações, precisar da traqueostomia.

Depois de alguns dias, quando o quadro já estiver revertido e a pessoa está clinicamente bem, a retirada da traqueostomia é feita e com o tempo a pessoa volta a ter uma vida normal.

Além disso, a traqueostomia também é indicada quando o paciente tem algum tumor maligno de boca, língua ou laringe, e precisa passar por um procedimento cirúrgico que envolve sangramento, inchaço ou edema, e que causará uma obstrução mecânica dessa região.

Nesse caso, a traqueostomia já é feita no procedimento cirúrgico para tratar o tumor e depois de dias ou semanas, ela é tirada.

Traqueostomia definitiva

A traqueostomia definitiva é indicada quando o paciente precisa tirar toda a caixa da voz, ou seja, toda a laringe.

A laringe, apesar de ser popularmente conhecida como caixa da voz, a sua principal função não é falar, a fala é uma função secundária. A sua principal função é proteger o pulmão da descida de líquidos, alimentos e salivas para essa região.

Portanto, tudo o que ingerimos e a própria saliva que é produzida deve sair da região da boca e ir para o estômago sem entrar em contato com a região respiratória, e a laringe faz isso.

Caso a laringe seja retirada, o mecanismo de proteção da via respiratória baixa é perdido e não podemos deixar o ar vindo direto da boca ou do nariz. Nessas situações, a via respiratória é desacoplada da via digestiva e o traqueostoma definitivo é feito.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se
Traqueostomia Definitiva e Temporaria | Dr. Arthur Vicentini - cirurgião de cabeça e pescoço | CRM - 154-086

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lista de comentários

  1. Minha mãe usa a traquio definitiva há mais de 30 anos, depois que teve alzheimer os filhos que moram com ela retiraram e está fechando completamente, tem alguma coisa que pode ser feita para reverter?

Mão com luvas manipulando uma ferida no couro cabeludo com cotonetes, destacando fios de cabelo grisalhos, texto ao lado abordando saúde médica.

Larvas em feridas de cabeça e pescoço: você já viu algo assim?

Infestação de larvas em feridas: saiba os riscos, sinais de alerta e como prevenir complicações com higiene adequada e tratamento médico eficaz.
Saiba Mais
Mulher loira olhando para cima enquanto toca o pescoço, representando atenção à saúde da tireoide.

Quem pode fazer o tratamento com iodo para câncer de tireoide?

Descubra como a radioiodoterapia é utilizada no tratamento de tumores de tireoide, seus benefícios e em quais casos ela é recomendada para evitar a recorrência da doença.
Saiba Mais
Imagem microscópica de células com aparência tumoral em fundo vermelho, destacando a proliferação celular, com o ícone do YouTube sobreposto no centro.

Invasão ganglionar ou linfonodal em tumores de cabeça e pescoço

Saiba mais sobre a invasão ganglionar e linfonodal em tumores de cabeça e pescoço, as causas e abordagens essenciais e como pode impactar o tratamento e a saúde.
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2025
Atualizado em: 
12:56 | 23/01/2025
magnifiercross