Dr. Arthur Vicentini

Traqueostomia definitiva e temporária

Atualizado em: 16/11/2021
Tempo de leitura: 2 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Traqueostomia temporária

A traqueostomia é feita quando precisamos de um caminho alternativo para o ar passar entre o ambiente e os pulmões por um período restrito.

Ela pode ser indicada quando as pessoas sofrem algum trauma, acidente, lesão na laringe ou um inchaço muito grande que acabam necessitando da traqueostomia por um curto período de tempo até que o problema inicial seja resolvido.

Portanto, pode acontecer de uma pessoa ter uma crise alérgica muito grave, recorrer ao pronto-socorro porque não consegue respirar, e mesmo com as medicações, precisar da traqueostomia.

Depois de alguns dias, quando o quadro já estiver revertido e a pessoa está clinicamente bem, a retirada da traqueostomia é feita e com o tempo a pessoa volta a ter uma vida normal.

Além disso, a traqueostomia também é indicada quando o paciente tem algum tumor maligno de boca, língua ou laringe, e precisa passar por um procedimento cirúrgico que envolve sangramento, inchaço ou edema, e que causará uma obstrução mecânica dessa região.

Nesse caso, a traqueostomia já é feita no procedimento cirúrgico para tratar o tumor e depois de dias ou semanas, ela é tirada.

Traqueostomia definitiva

A traqueostomia definitiva é indicada quando o paciente precisa tirar toda a caixa da voz, ou seja, toda a laringe.

A laringe, apesar de ser popularmente conhecida como caixa da voz, a sua principal função não é falar, a fala é uma função secundária. A sua principal função é proteger o pulmão da descida de líquidos, alimentos e salivas para essa região.

Portanto, tudo o que ingerimos e a própria saliva que é produzida deve sair da região da boca e ir para o estômago sem entrar em contato com a região respiratória, e a laringe faz isso.

Caso a laringe seja retirada, o mecanismo de proteção da via respiratória baixa é perdido e não podemos deixar o ar vindo direto da boca ou do nariz. Nessas situações, a via respiratória é desacoplada da via digestiva e o traqueostoma definitivo é feito.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lista de comentários

  1. Minha mãe usa a traquio definitiva há mais de 30 anos, depois que teve alzheimer os filhos que moram com ela retiraram e está fechando completamente, tem alguma coisa que pode ser feita para reverter?

Traqueostomia: Quando é necessário trocar a cânula?

Descubra tudo sobre a traqueostomia, desde suas indicações para facilitar a respiração até a importância vital da troca periódica da cânula para evitar complicações respiratórias sérias.
Saiba Mais

O que é traqueostomia: como funciona o sistema respiratório após o procedimento?

Descubra o que é a traqueostomia, quando é necessária e como o sistema respiratório funciona após o procedimento. Clique aqui e saiba mais!
Saiba Mais

Entenda a importância da Nasofibrolaringoscopia

Entenda a nasofibrolaringoscopia: o que é, como é realizada e suas principais indicações na prática médica diária. Descubra sua importância para diagnósticos precisos.
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Atualizado em: 
15:49 | 24/07/2024
magnifiercross