Dr. Arthur Vicentini

O que pode causar aumento dos linfonodos cervicais? Descubra!

Atualizado em 08/10/2021
Tempo de leitura: 4 min.

O aumento de volume dos linfonodos cervicais nem sempre está relacionado com tumores malignos. Na maioria dos casos esse aumento é decorrente de infecções virais, bacterianas, fúngicas ou mesmo inflamações.

A Imagem Mostra Uma Mulher Branca, Com O Rosto De Lado Para A Câmera, Com A Mão No Pescoço.
O Que Pode Causar Aumento Dos Linfonodos Cervicais? Descubra! 2

Quando uma pessoa percebe a presença de um caroço na região do pescoço, é natural que isso desperte preocupação. O medo de se tratar de uma lesão potencialmente maligna é grande, porém, na maior parte das vezes, trata-se de uma condição benigna.

Diversos fatores podem levar ao aumento de volume dessas estruturas, causando a formação de nódulos no pescoço. Por isso, em caso de percepção de nódulos cervicais, o ideal é consultar um Cirurgião de Cabeça e Pescoço para que ele possa fazer a investigação mais completa e dar um diagnóstico preciso.

Mas o que pode levar ao aumento de tamanho dos linfonodos? Quais são as causas para a formação de caroços nessa região? Continue lendo o artigo para conferir a resposta dessas perguntas e entender se isso pode ou não ser prejudicial para sua saúde.

O que são os linfonodos cervicais?

Os linfonodos, popularmente chamados de gânglios linfáticos, são pequenas estruturas relacionadas ao sistema linfático. Através de um emaranhado de vasos presentes no corpo todo, o sistema linfático faz a drenagem da linfa em nosso corpo, tendo esse sistema, também, grande função na defesa do organismo.

Sendo assim, contribuem com o sistema imunológico para manter uma pessoa saudável. E na região do pescoço podemos encontrar cerca de 300 linfonodos cervicais (aproximadamente 15% de todos os linfonodos do nosso corpo), que fazem a drenagem e filtram a linfa que circula por essa área.

Por causa da importante função que cumprem, os linfonodos da cabeça e do pescoço podem sofrer um aumento de volume em decorrência de diversos fatores, como inflamações e infecções. Essa condição desencadeia o problema denominado linfonodomegalia cervical.

Quais são as causas de aumento dos linfonodos cervicais?

Como você viu na explicação anterior, os linfonodos são muito importantes para garantir o equilíbrio da nossa saúde. Portanto, ter linfonodos cervicais não é um problema, mas o aumento deles pode trazer sinais de alerta.

Explicamos, também, que na maioria dos casos, isso acontece por causa de um mecanismo de reação natural do sistema imunológico. Então, um linfonodo no pescoço com volume aumentado pode ser um indício de uma inflamação ou infecção em curso, caracterizando-se como um sintoma, não uma doença em si.

Mecanismo Reacional

Os vasos linfáticos dessa região podem desenvolver nódulos por causa, por exemplo, de infecções na garganta ou nas amígdalas. O mesmo se dá em quadros infecciosos do ouvido, e até quando uma pessoa fica resfriada ou gripada.

Por fazerem parte do sistema de defesa de nosso organismo, ocorre uma reação a esses agentes patogênicos na tentativa de combatê-los. Isso desencadeia aumento de volume, além de os linfonodos cervicais ficarem doloridos e até avermelhados, em algumas situações. Na maioria dos casos, há regressão de volume após alguns dias do término do processo que os originou.

Infeção linfonodal

Podem ocorrer, também, processos infecciosos nos próprios linfonodos, como é o caso da tuberculose ganglionar, por exemplo. Essas infecções podem estar relacionadas a fungos, bactérias e outros patógenos.

Ou seja, o problema não é decorrente de uma inflamação ou infecção que se desenvolveu em uma outra parte levando ao acúmulo dos micro-organismos nesses filtros naturais. Na verdade, há um alojamento deles exatamente nos linfonodos.

Mecanismo auto-imune

Existem, ainda, casos em que os gânglios linfáticos cervicais aumentam de volume em razão de disfunções do sistema imunológico, quando o organismo produz reação contra partes dele próprio. É o que chamamos de doenças auto-imunes. Elas são mais bem estudadas pela Reumatologia, e costumam cursar com outros sintomas, como febre, dores articulares e etc.

Quais são as causas malignas da linfonodomegalia cervical?

É verdade que, na maioria das vezes, o aumento dos linfonodos cervicais é desencadeado por inflamações ou infecções, condições benignas que podem ser tratadas com uso de medicamentos. Porém, as linfonodomegalias também podem se formar em decorrência de quadros malignos.

Podemos dividir as causas malignas em dois subtipos: os tumores do próprio sistema linfático (os linfomas) e os tumores de outras regiões que se espalham pelos linfonodos (metástases).

Os principais órgãos do pescoço que podem desenvolver tumores e levar a metástases linfonodais cervicais são laringe, faringe, boca, trato aerodigestivo alto e tireoide, além e glândulas salivares e da própria pele. As células migram pelo sistema linfático e se alojam nos linfonodos cervicais. Ali, começam a se multiplicar desenvolvendo o tumor e levando ao aumento dos gânglios linfáticos.

As chances de um aumento de volume dos linfonodos cervicais estar relacionada com uma condição maligna é maior de acordo com o avanço da idade. Assim, em crianças e adolescentes, até mesmo adultos jovens, geralmente isso está relacionado a quadros infecciosos e inflamatórios, o mecanismo reacional.

Independente da idade, em casos de aumento dos linfonodos de forma persistente, com sintomas associados a dor, febre, perda de peso, sudorese profusa e outras alterações como dor, dificuldade para se alimentar, engasgos, alterações da voz, dificuldade para respirar, entre outros, é importante procurar seu Cirurgião de Cabeça e Pescoço para avaliação completa e investigação diagnóstica.

Por meio da investigação de sintomas, do quadro clínico geral e de exames como ultrassom e punção para biópsia, é possível determinar a real causa do aumento dos linfonodos cervicais. Dessa maneira, guiando da melhor forma o tratamento para reequilibrar a saúde do paciente.

Dr Arthur Vicentini | Dr. Arthur Vicentini CRM 154.086
Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz
CRM-SP 15.4086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.
+ Saiba mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + sete =

 | 02 / 09 / 21
A Decanulação da Traqueostomia nada mais é do que a retirada da cânula, fazendo com que a anatomia volte ao normal. Saiba mais!
Ler Mais
 | 31 / 08 / 21
Você sabia que o refluxo gastroesofágico pode causar o aumento dos linfonodos cervicais de forma indireta? Entenda por que isso acontece.
Ler Mais
1 2 3 16
hello world!
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.
Direitos Reservados 2021 Dr. Arthur Vicentini – CRM 154086 | Desenvolvido por Surya MKT
magnifiercross