Dr. Arthur Vicentini

Linfonodomegalias cervicais: o que são?

Atualizado em: 16/11/2021
Tempo de leitura: 2 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Os linfonodos são estruturas que fazem parte do sistema de defesa e do sistema de drenagem, e possuem uma concentração bastante grande no pescoço, em torno de 300.

A principal causa de aumento dos linfonodos, tanto no pescoço quanto no restante do organismo são alterações reacionais.

A esse aumento de volume dos linfonodos, chamamos linfonodomegalias e também podem ser conhecidos como "ínguas".

Causas das linfonodomegalias cervicais

Como dito anteriormente, os linfonodos fazem parte do sistema de defesa (Sistema Imunológico) e aumentam de tamanho por conta de infecções ou inflamações de determinadas regiões.

Quando os linfonodos estão próximos da região do pescoço, infecções de garganta, resfriados, dor nas amígdalas, dor de ouvido, entre outros, podem fazer com que os linfonodos aumentem de tamanho e se apresentem como nódulos cervicais.

As outras causas de linfonodomegalias são as infecções nos próprios linfonodos, que podem ser geradas por bactérias e fungos; tumores do sistema linfático (linfoma), doenças reumatológica e metástases linfonodais (quando células de tumores da região - como no trato aerodigestivo alto, laringe, faringe, boca e até da tireoide - se alojam nos linfonodos e passam a se multiplicar também ali).

Diagnóstico das linfonodomegalias cervicais

A investigação costuma ser feita com ultrassom e com punção, podendo ser necessária biópsia do mesmo, para determinar a causa do aumento de volume dos linfonodos.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se
A imagem está focada em um doutor colocando as mãos no pescoço de sua paciente.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lista de comentários

  1. Olá meu filho tem 8 anos e após uma gripe forte apareceu dois linfonodo na parte cervical do pescoço que não ultrapassa a 5cm ele não sente dor e da pra ver quando ele levanta o pescoço; o Dr que examinou falou que tenho que esperar 30 dias para saber se é uma íngua ou um cisto tireogloso; estou muito preocupada; ele passou por um medico Pediatra. Será que teria que levar ele no médico de cabeça e pescoço ???

Mulher com expressão preocupada afasta o cabelo para examinar o couro cabeludo, observando uma possível lesão. Ela veste camiseta branca.

Feridas, lesões e sangramentos no couro cabeludo: quando se preocupar?

Feridas no couro cabeludo que não cicatrizam podem ser sinal de alerta. Saiba quando procurar um médico e como se proteger adequadamente.
Saiba Mais

Quais sintomas indicam câncer na garganta, cabeça e pescoço?

Confira os principais sintomas do câncer de garganta e saiba quando procurar ajuda médica. Diagnóstico precoce pode salvar vidas.
Saiba Mais
Mulher com dor na garganta toca o pescoço, com ilustração da tireoide destacada. Ao lado, texto médico sobre bócio e foto do Dr. Arthur Vicentini.

Já ouviu falar de bócio que desaparecem?

Descubra se um bócio ou nódulo na tireoide pode desaparecer sozinho e entenda como é feita a avaliação e o acompanhamento desses casos.
Saiba Mais
magnifiercross