Dr. Arthur Vicentini

Linfonodomegalias cervicais: o que são?

Atualizado em 16/11/2021
Tempo de leitura: < 1 min.

Os linfonodos são estruturas que fazem parte do sistema de defesa e do sistema de drenagem, e possuem uma concentração bastante grande no pescoço, em torno de 300.

A principal causa de aumento dos linfonodos, tanto no pescoço quanto no restante do organismo são alterações reacionais.

A esse aumento de volume dos linfonodos, chamamos linfonodomegalias e também podem ser conhecidos como "ínguas".

Causas das linfonodomegalias cervicais

Como dito anteriormente, os linfonodos fazem parte do sistema de defesa (Sistema Imunológico) e aumentam de tamanho por conta de infecções ou inflamações de determinadas regiões.

Quando os linfonodos estão próximos da região do pescoço, infecções de garganta, resfriados, dor nas amígdalas, dor de ouvido, entre outros, podem fazer com que os linfonodos aumentem de tamanho e se apresentem como nódulos cervicais.

As outras causas de linfonodomegalias são as infecções nos próprios linfonodos, que podem ser geradas por bactérias e fungos; tumores do sistema linfático (linfoma), doenças reumatológica e metástases linfonodais (quando células de tumores da região - como no trato aerodigestivo alto, laringe, faringe, boca e até da tireoide - se alojam nos linfonodos e passam a se multiplicar também ali).

Diagnóstico das linfonodomegalias cervicais

A investigação costuma ser feita com ultrassom e com punção, podendo ser necessária biópsia do mesmo, para determinar a causa do aumento de volume dos linfonodos.

Dr Arthur Vicentini | Dr. Arthur Vicentini CRM 154.086
Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz
CRM-SP 15.4086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.
+ Saiba mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × quatro =

 | 02 / 12 / 21
A traqueostomia requer alguns cuidados diários, assim como sua limpeza e proteção da região. Confira!
Ler Mais
 | 04 / 11 / 21
Os linfonodos fazem parte do sistema de drenagem, do nosso sistema imunológico e ajudam na proteção contra infecções e inflamações de determinadas regiões. Venha conferir os níveis dos linfonodos cervicais e como deve ser feito o esvaziamento.
Ler Mais
1 2 3 17
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Direitos Reservados 2021 Dr. Arthur Vicentini – CRM 154086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

magnifiercross