Dr. Arthur Vicentini

Linfonodomegalias cervicais: o que são?

Atualizado em: 16/11/2021
Tempo de leitura: 2 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Os linfonodos são estruturas que fazem parte do sistema de defesa e do sistema de drenagem, e possuem uma concentração bastante grande no pescoço, em torno de 300.

A principal causa de aumento dos linfonodos, tanto no pescoço quanto no restante do organismo são alterações reacionais.

A esse aumento de volume dos linfonodos, chamamos linfonodomegalias e também podem ser conhecidos como "ínguas".

Causas das linfonodomegalias cervicais

Como dito anteriormente, os linfonodos fazem parte do sistema de defesa (Sistema Imunológico) e aumentam de tamanho por conta de infecções ou inflamações de determinadas regiões.

Quando os linfonodos estão próximos da região do pescoço, infecções de garganta, resfriados, dor nas amígdalas, dor de ouvido, entre outros, podem fazer com que os linfonodos aumentem de tamanho e se apresentem como nódulos cervicais.

As outras causas de linfonodomegalias são as infecções nos próprios linfonodos, que podem ser geradas por bactérias e fungos; tumores do sistema linfático (linfoma), doenças reumatológica e metástases linfonodais (quando células de tumores da região - como no trato aerodigestivo alto, laringe, faringe, boca e até da tireoide - se alojam nos linfonodos e passam a se multiplicar também ali).

Diagnóstico das linfonodomegalias cervicais

A investigação costuma ser feita com ultrassom e com punção, podendo ser necessária biópsia do mesmo, para determinar a causa do aumento de volume dos linfonodos.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lista de comentários

  1. Olá meu filho tem 8 anos e após uma gripe forte apareceu dois linfonodo na parte cervical do pescoço que não ultrapassa a 5cm ele não sente dor e da pra ver quando ele levanta o pescoço; o Dr que examinou falou que tenho que esperar 30 dias para saber se é uma íngua ou um cisto tireogloso; estou muito preocupada; ele passou por um medico Pediatra. Será que teria que levar ele no médico de cabeça e pescoço ???

Distúrbios da tireoide e como identificá-los

Descubra como os distúrbios da tireoide, como o hipotireoidismo e o hipertireoidismo, podem afetar sua qualidade de vida. Saiba mais sobre os sintomas, diagnóstico e tratamento.
Saiba Mais

Rouquidão: o que causa e sintomas de alerta

Descubra a importância da fisiologia vocal e os fatores que podem afetá-la. Desde a vibração das cordas vocais até as causas da rouquidão, mergulhe nesse universo complexo e entenda os sinais de alerta que demandam atenção especial.
Saiba Mais

Nódulos da Tireoide: diagnóstico e opções de tratamento

Nódulos da tireoide: conheça causas, sintomas e tratamentos. Saiba identificar os sinais precoces de problemas na tireoide. Clique aqui!
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Atualizado em: 
15:55 | 23/05/2024
magnifiercross