Linfonodomegalias cervicais: o que são?

Os linfonodos são estruturas que fazem parte do sistema de defesa e do sistema de drenagem, e possuem uma concentração bastante grande no pescoço, em torno de 300.

A principal causa de aumento dos linfonodos, tanto no pescoço quanto no restante do organismo são alterações reacionais.

A esse aumento de volume dos linfonodos, chamamos linfonodomegalias e também podem ser conhecidos como “ínguas”.

Causas das linfonodomegalias cervicais

Como dito anteriormente, os linfonodos fazem parte do sistema de defesa (Sistema Imunológico) e aumentam de tamanho por conta de infecções ou inflamações de determinadas regiões.

Quando os linfonodos estão próximos da região do pescoço, infecções de garganta, resfriados, dor nas amígdalas, dor de ouvido, entre outros, podem fazer com que os linfonodos aumentem de tamanho e se apresentem como nódulos cervicais.

As outras causas de linfonodomegalias são as infecções nos próprios linfonodos, que podem ser geradas por bactérias e fungos; tumores do sistema linfático (linfoma), doenças reumatológica e metástases linfonodais (quando células de tumores da região – como no trato aerodigestivo alto, laringe, faringe, boca e até da tireoide – se alojam nos linfonodos e passam a se multiplicar também ali).

Diagnóstico das linfonodomegalias cervicais

A investigação costuma ser feita com ultrassom e com punção, podendo ser necessária biópsia do mesmo, para determinar a causa do aumento de volume dos linfonodos.

dr arthur vicentini assinatura

Por Dr. Arthur Vicentini
da Costa Luiz.

CRM-SP 154086

Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Atua como membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e médico colaborador da da Disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital das Clínicas da FMUSP e do Instituto do Câncer do estado de São Paulo (ICESP).

faixa-dr-arthur-300x2-300x2

Por Dr. Arthur Vicentini
da Costa Luiz.

CRM-SP 154086

Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Atua como membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e médico colaborador da da Disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital das Clínicas da FMUSP e do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP).

faixa-dr-arthur-300x2-300x2

2 Comentários

  1. Valquíria Aparecida da Silva

    Dr: meu filho tem 18 anos, deve uma infequicao das amidas no dia 19 de sentebro, vai e volta, fez uma tomografia no período infequicioso e deu linfonodos , já fizemos a biópsia o resultado sai dia 20 de fevereiro, isso pode ser um câncer????

    Responder
    • Equipe Dr Arthur Vicentini

      Olá, Valquíria. Tudo bem?
      A causa mais comum de aumento dos linfonodos é o mecanismo reacional a infecções e outras inflamações regionais.
      A punção deve mostrar a causa deste aumento e ajudar no diagnóstico.

      Obrigado pela visita à nossa página e venha sempre conferir as novidades.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez − 9 =

POSTS RELACIONADOS

× Agende sua Consulta