Os linfonodos são estruturas que fazem parte do sistema linfático atuando tanto na parte de drenagem quanto na parte de defesa do sistema imunológico. E ficam distribuídos por todo o organismo.
Na imagem do minuto 00:35 é possível visualizar que existem algumas áreas de maior concentração dos linfonodos, por exemplo, na região inguinal, intra-abdominal (dentro da barriga), axilar (embaixo dos braços) e também na região cervical (pescoço).
Índice
Para você ter um comparativo melhor, saiba que aproximadamente 15% de todos os linfonodos do nosso corpo estão na região cervical.
Isso acontece porque tudo o que nós comemos, respiramos e ingerimos entra pela boca, e para chegar ao organismo é importante ter uma barreia de proteção.
Os linfonodos são estruturas que têm o formato representado na imagem do minuto 1:13 e possuem tipos de células diferentes na região cortical e na região medular.
Quando o linfonodo aumenta de tamanho, é possível senti-lo após palpar uma ‘bolinha’ na região do pescoço, da axila, da virilha ou de outras partes do corpo. Essa bolinha pode ser chamada de íngua.
Existem diversas causas que levam os linfonodos a aumentarem de tamanho, entre elas: as doenças inflamatórias e infecciosas e também os tumores do próprio linfonodo ou de outras regiões, conhecidas como metástase.
Existem outros posts que falam mais a respeito dessa situação, confira:
Direitos Reservados 2022 | Dr. Arthur Vicentini – CRM 154086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.