Dr. Arthur Vicentini

O que são e qual a função dos Linfonodos?

Atualizado em: 16/11/2021
Tempo de leitura: 2 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Os linfonodos são estruturas que fazem parte do sistema linfático atuando tanto na parte de drenagem quanto na parte de defesa do sistema imunológico. E ficam distribuídos por todo o organismo.

Na imagem do minuto 00:35 é possível visualizar que existem algumas áreas de maior concentração dos linfonodos, por exemplo, na região inguinal, intra-abdominal (dentro da barriga), axilar (embaixo dos braços) e também na região cervical (pescoço).

Porque muitos linfonodos se concentram no pescoço?

Para você ter um comparativo melhor, saiba que aproximadamente 15% de todos os linfonodos do nosso corpo estão na região cervical.

Isso acontece porque tudo o que nós comemos, respiramos e ingerimos entra pela boca, e para chegar ao organismo é importante ter uma barreia de proteção.

Como o linfonodo pode ser percebido?

Os linfonodos são estruturas que têm o formato representado na imagem do minuto 1:13 e possuem tipos de células diferentes na região cortical e na região medular.

Quando o linfonodo aumenta de tamanho, é possível senti-lo após palpar uma ‘bolinha’ na região do pescoço, da axila, da virilha ou de outras partes do corpo. Essa bolinha pode ser chamada de íngua.

O que causa o aumento dos linfonodos?

Existem diversas causas que levam os linfonodos a aumentarem de tamanho, entre elas: as doenças inflamatórias e infecciosas e também os tumores do próprio linfonodo ou de outras regiões, conhecidas como metástase.

Existem outros posts que falam mais a respeito dessa situação, confira:

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distúrbios da tireoide e como identificá-los

Descubra como os distúrbios da tireoide, como o hipotireoidismo e o hipertireoidismo, podem afetar sua qualidade de vida. Saiba mais sobre os sintomas, diagnóstico e tratamento.
Saiba Mais

Rouquidão: o que causa e sintomas de alerta

Descubra a importância da fisiologia vocal e os fatores que podem afetá-la. Desde a vibração das cordas vocais até as causas da rouquidão, mergulhe nesse universo complexo e entenda os sinais de alerta que demandam atenção especial.
Saiba Mais

Nódulos da Tireoide: diagnóstico e opções de tratamento

Nódulos da tireoide: conheça causas, sintomas e tratamentos. Saiba identificar os sinais precoces de problemas na tireoide. Clique aqui!
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Atualizado em: 
15:55 | 23/05/2024
magnifiercross