Dr. Arthur Vicentini

O que é tireoglobulina?

Atualizado em: 05/02/2024
Tempo de leitura: 1 minuto
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

O que é tireoglobulina?

A tireoglobulina é uma molécula produzida pelas células da glândula tireoide, assim como os hormônios tireoidianos (T3, T4 e T4 livre), que também são produzidos pela tireoide.

Função da tireoglobulina

Em muitas situações, a tireoglobulina acaba servindo como marcador de existências ou quantidades de células da tireoide.

Quando a dosagem de tireoglobulina é indicada?

Quando se trata de pacientes com a glândula tireoide funcionando normalmente e sem nenhuma alteração ou tumor, a dosagem da tireoglobina acaba não sendo eficaz.

Porém, quando lidamos com pacientes que foram diagnosticados com um tumor maligno da tireoide, que são os carcinomas papilíferos e os foliculares, a tireoide é retirada por completo ou parcialmente. Nesses casos, a tireoglobulina é indicada no pós-operatório, mas deve-se atentar com as dosagens porque pode haver recidiva da doença.

Portanto, vale sempre a pena ficar atento em relação às dosagens de hormônio no pós-operatório de pacientes que realizaram a tireoidectomia.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Câncer de Tireoide: O risco aumenta com a idade?

Saiba mais sobre a complexidade do câncer de tireoide, desde sua variedade de patologias até a importância da avaliação médica especializada para um tratamento eficaz.
Saiba Mais

Cicatriz pós-operatória de Cirurgia de Cabeça e Pescoço

Descubra a importância dos cuidados pós-operatórios com a cicatrização, compartilhada pelo cirurgião Arthur Vicentino. Melhore sua qualidade de vida após a cirurgia!
Saiba Mais

Nódulos da parótida: quais são os sinais de alerta?

Descubra as origens, sinais de alerta e as indicações de cirurgia dos nódulos na parótida. Informe-se para entender mais sobre essa glândula. Saiba mais!
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Atualizado em: 
16:21 | 29/02/2024
magnifiercross