Dr. Arthur Vicentini

Uso da Reposição Hormonal da Tireoide

Atualizado em: 16/11/2021
Tempo de leitura: 2 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

A queixa mais comum que temos no consultório é distúrbio de tiroide, ou seja, doenças relacionadas com a tireoide.

Quem faz uso de reposição hormonal?

Muitas vezes, o paciente procura o Cirurgião de Cabeça e Pescoço por conta de um nódulo tireoidiano, uma doença da tireoide ou às vezes até uma doença funcional.

Quando o paciente realiza a cirurgia de tireoide, sendo total ou parcial, e precisa de reposição hormonal, é muito comum ter que manter um acompanhamento mais prolongado com o médico, seja o Cirurgião de Cabeça e Pescoço, o endocrinologista ou outro especialista, por conta da dosagem e outros fatores.

Como tomar a reposição hormonal de tireoide?

Primeiramente, não tome o hormônio da tireoide junto com outras medicações. Esse medicamento deve ser tomado sozinho e deve ser o primeiro remédio a ser tomado de manhã.

Siga as orientações: assim que você acordar, tome o remédio e espere pelo menos 40 minutos para depois se alimentar ou tomar outros medicamentos.

Evite trocar os horários da medicação porque isso leva a uma redução da absorção e o corpo acaba ficando um pouco bagunçado.

Tente não trocar a marca da medicação, por mais que seja uma dose bastante pequena de hormônio. Não tem problema a dose ser alterada, até porque isso é bastante normal de ocorrer, porém, não troque de fabricante.

E por fim, quando você for realizar os exames de sangue relacionados com a reposição hormonal da tireoide, fique atento (a) se você está usando alguma medicação ou vitamina que possa interferir na dosagem, como é o caso da biotina.

Se você estiver fazendo uso de alguma medicação que interfira na dosagem, o ideal é suspendê-la por 72 horas antes da coleta dos exames. E no dia que for colher o exame, leve o comprimido ao laboratório e tome somente depois da coleta.

Se você conhece alguém que necessita de reposição de hormônio tireoidiano, compartilhe esse vídeo com essa pessoa! Será bastante útil e poderá evitar problemas futuros.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distúrbios da tireoide e como identificá-los

Descubra como os distúrbios da tireoide, como o hipotireoidismo e o hipertireoidismo, podem afetar sua qualidade de vida. Saiba mais sobre os sintomas, diagnóstico e tratamento.
Saiba Mais

Rouquidão: o que causa e sintomas de alerta

Descubra a importância da fisiologia vocal e os fatores que podem afetá-la. Desde a vibração das cordas vocais até as causas da rouquidão, mergulhe nesse universo complexo e entenda os sinais de alerta que demandam atenção especial.
Saiba Mais

Nódulos da Tireoide: diagnóstico e opções de tratamento

Nódulos da tireoide: conheça causas, sintomas e tratamentos. Saiba identificar os sinais precoces de problemas na tireoide. Clique aqui!
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Atualizado em: 
15:55 | 23/05/2024
magnifiercross