Dr. Arthur Vicentini

Uso da Reposição Hormonal da Tireoide

Atualizado em 04/08/2021
Tempo de leitura: 2 min.

A queixa mais comum que temos no consultório é distúrbio de tiroide, ou seja, doenças relacionadas com a tireoide.

Quem faz uso de reposição hormonal?

Muitas vezes, o paciente procura o Cirurgião de Cabeça e Pescoço por conta de um nódulo tireoidiano, uma doença da tireoide ou às vezes até uma doença funcional.

Quando o paciente realiza a cirurgia de tireoide, sendo total ou parcial, e precisa de reposição hormonal, é muito comum ter que manter um acompanhamento mais prolongado com o médico, seja o Cirurgião de Cabeça e Pescoço, o endocrinologista ou outro especialista, por conta da dosagem e outros fatores.

Como tomar a reposição hormonal de tireoide?

Primeiramente, não tome o hormônio da tireoide junto com outras medicações. Esse medicamento deve ser tomado sozinho e deve ser o primeiro remédio a ser tomado de manhã.

Siga as orientações: assim que você acordar, tome o remédio e espere pelo menos 40 minutos para depois se alimentar ou tomar outros medicamentos.

Evite trocar os horários da medicação porque isso leva a uma redução da absorção e o corpo acaba ficando um pouco bagunçado.

Tente não trocar a marca da medicação, por mais que seja uma dose bastante pequena de hormônio. Não tem problema a dose ser alterada, até porque isso é bastante normal de ocorrer, porém, não troque de fabricante.

E por fim, quando você for realizar os exames de sangue relacionados com a reposição hormonal da tireoide, fique atento (a) se você está usando alguma medicação ou vitamina que possa interferir na dosagem, como é o caso da biotina.

Se você estiver fazendo uso de alguma medicação que interfira na dosagem, o ideal é suspendê-la por 72 horas antes da coleta dos exames. E no dia que for colher o exame, leve o comprimido ao laboratório e tome somente depois da coleta.

Se você conhece alguém que necessita de reposição de hormônio tireoidiano, compartilhe esse vídeo com essa pessoa! Será bastante útil e poderá evitar problemas futuros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × cinco =

 | 21 / 09 / 21
Você sabe o que pode deixar a tireoide inflamada? Veja quais são as causas de diferentes tipos de tireoidite e os sintomas que eles provocam.
Ler Mais
 | 13 / 08 / 21
A glândula tireoide produz diversos hormônios, podendo apresentar alterações que chamamos de hipertireoidismo, hipotireoidismo e bócio. Veja como tratá-la.
Ler Mais
1 2 3 25
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.
Direitos Reservados 2021 Dr. Arthur Vicentini – CRM 154086 | Desenvolvido por Surya MKT