Início » Nódulo na tireoide: o que é e consequências

Foto do Dr. Arthur Vicentini.Dr. Arthur Vicentini
Cv Lattes
GoogleMyCitations
CRM: 15.4086

Nódulo na tireoide: o que é e consequências

Tireoide é uma glândula endócrina que fica na região anterior do pescoço, e produz hormônios que controlam o metabolismo do nosso corpo, ou seja, a velocidade de como ele funciona.

Quando temos alterações funcionais da tireoide, por exemplo, o hipertireoidismo ou hipotireoidismo, significa que a regulação da produção de hormônio está descompensada. Porém, isso não tem relação com os nódulos, apenas com os hormônios.

Como surgem os nódulos na tireoide?

Geralmente, os nódulos na tireoide surgem de forma espontânea e não costumam estar relacionados com alterações genéticas, exceto em algumas doenças.

O nódulo é uma proliferação celular, ou seja, o aumento da multiplicação das células faz com que o nódulo cresça devagar. Portanto, ele começa com apenas uma célula, multiplica para quatro, depois oito, e assim por diante, até formar um nódulo, mas não chegam a grandes tamanhos.

Diagnóstico e sintomas do nódulo na tireoide

Os nódulos na tireoide podem ser encontrados através de ultrassonografia ou ressonância magnética.

Normalmente, eles não costumam trazer grandes repercussões para a vida dos pacientes, ou seja, dificilmente trará dificuldade para engolir, respirar ou falar. Entretanto, existem casos em que os nódulos crescem bastante e trazem disfagia, disfonia e dispneia para o paciente.

E os nódulos na tireoide malignos? O que fazer?

Além disso, é possível encontrar nódulos que se apresentam de forma maligna. Isso ocorre em poucos casos porque a maioria é benigna, mas é importante lembrar que isso também pode acontecer, sendo mais frequente em mulheres a partir dos 50 e 60 anos de idade.

De toda forma, quando os nódulos são tratados de maneira adequada, mesmo os malignos, costumam ter pouca repercussão na vida da pessoa. As taxas de cura são bastante grandes. O importante é ter um bom Cirurgião de Cabeça e Pescoço para acompanhar você ou o seu parente, e fazer um tratamento adequado.

dr arthur vicentini assinatura

Por Dr. Arthur Vicentini
da Costa Luiz.

CRM-SP 154086

Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Atua como membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e médico colaborador da da Disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital das Clínicas da FMUSP e do Instituto do Câncer do estado de São Paulo (ICESP).

faixa-dr-arthur-300x2-300x2

Por Dr. Arthur Vicentini
da Costa Luiz.

CRM-SP 154086

Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Atua como membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e médico colaborador da da Disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital das Clínicas da FMUSP e do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP).

faixa-dr-arthur-300x2-300x2

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um + 16 =

POSTS RELACIONADOS

× Agende sua Consulta