Cisto tireoglosso: o que é e tratamento

Cisto tireoglosso é uma doença congênita, ou seja, a doença nasce com a pessoa, é um defeito da formação da região do pescoço.

É bastante comum em pessoas mais jovens, principalmente em crianças adolescentes, porém, pode acometer os mais velhos também.

Como surge o cisto tireoglosso?

A tireoide se forma quando o bebê ainda está dentro da barriga da mãe, na região da base da língua, perto da garganta, e migra até a sua posição final, na região média do pescoço.

Durante a migração até a posição final da tireoide, algumas células podem ficar implantadas nesse trajeto. Em geral, essas células morrem durante o desenvolvimento do feto, porém elas podem persistir e permanecer até a vida adulta, produzindo hormônios que são acumulados e formam o cisto.

Quando a criança começa a ter infecções respiratórias como resfriados e dor de garganta, o cisto pode também sofrer processos inflamatórios e infecciosos, gerando aumento do nódulo na região média do pescoço.

Tratamento do cisto tireoglosso

Em geral, o cisto tireoglosso é uma doença de tratamento cirúrgico, devendo ser removido todo o trajeto deste, até a base da língua.

Sempre que possível, nós tentamos evitar a operação na vigência de infecções por conta do maior risco de complicações e maior dificuldade técnica.

Portanto, quando o paciente possui inflamações ou infecções dessa região, a melhor opção é tentar tratamentos clínicos com anti-inflamatórios e antibióticos para que o processo se reverta e, após esta melhora, possa ser realizada a cirurgia para retirada do cisto tireoglosso e preservação de outras estruturas nobres do pescoço que devem ser mantidas.

Quando o paciente está em vigência de inflamação e infecção, e mesmo com os antibióticos não existe uma melhora, por vezes é necessário realizar a punção para tirar o líquido de dentro, reduzindo o processo infeccioso/inflamatório. Em casos mais graves, pode ser necessária cirurgia de urgência, já que esta condição pode trazer consequências clínicas maiores quando não controlada.

dr arthur vicentini assinatura

Por Dr. Arthur Vicentini
da Costa Luiz.

CRM-SP 154086

Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Atua como membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e médico colaborador da da Disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital das Clínicas da FMUSP e do Instituto do Câncer do estado de São Paulo (ICESP).

faixa-dr-arthur-300x2-300x2

Por Dr. Arthur Vicentini
da Costa Luiz.

CRM-SP 154086

Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Atua como membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e médico colaborador da da Disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital das Clínicas da FMUSP e do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP).

faixa-dr-arthur-300x2-300x2

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 1 =

POSTS RELACIONADOS

× Agende sua Consulta