Dr. Arthur Vicentini

Cisto tireoglosso: o que é e tratamento

Atualizado em: 16/11/2021
Tempo de leitura: 2 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Cisto tireoglosso é uma doença congênita, ou seja, a doença nasce com a pessoa, é um defeito da formação da região do pescoço.

É bastante comum em pessoas mais jovens, principalmente em crianças adolescentes, porém, pode acometer os mais velhos também.

Como surge o cisto tireoglosso?

A tireoide se forma quando o bebê ainda está dentro da barriga da mãe, na região da base da língua, perto da garganta, e migra até a sua posição final, na região média do pescoço.

Durante a migração até a posição final da tireoide, algumas células podem ficar implantadas nesse trajeto. Em geral, essas células morrem durante o desenvolvimento do feto, porém elas podem persistir e permanecer até a vida adulta, produzindo hormônios que são acumulados e formam o cisto.

Quando a criança começa a ter infecções respiratórias como resfriados e dor de garganta, o cisto pode também sofrer processos inflamatórios e infecciosos, gerando aumento do nódulo na região média do pescoço.

Tratamento do cisto tireoglosso

Em geral, o cisto tireoglosso é uma doença de tratamento cirúrgico, devendo ser removido todo o trajeto deste, até a base da língua.

Sempre que possível, nós tentamos evitar a operação na vigência de infecções por conta do maior risco de complicações e maior dificuldade técnica.

Portanto, quando o paciente possui inflamações ou infecções dessa região, a melhor opção é tentar tratamentos clínicos com anti-inflamatórios e antibióticos para que o processo se reverta e, após esta melhora, possa ser realizada a cirurgia para retirada do cisto tireoglosso e preservação de outras estruturas nobres do pescoço que devem ser mantidas.

Quando o paciente está em vigência de inflamação e infecção, e mesmo com os antibióticos não existe uma melhora, por vezes é necessário realizar a punção para tirar o líquido de dentro, reduzindo o processo infeccioso/inflamatório. Em casos mais graves, pode ser necessária cirurgia de urgência, já que esta condição pode trazer consequências clínicas maiores quando não controlada.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se
Ao fundo da imagem, há uma representação gráfica de um corpo humano e ao cisto tireoglosso em destaque.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cirurgião em sala de operação iluminada por luzes cirúrgicas

Como Tratar Tumores Glômicos: Embolização e Cirurgia Explicadas

Descubra o que são tumores glômicos, seus sintomas, localização no pescoço e as opções de tratamento mais indicadas. Leia mais no blog!
Saiba Mais
Mão com luvas manipulando uma ferida no couro cabeludo com cotonetes, destacando fios de cabelo grisalhos, texto ao lado abordando saúde médica.

Larvas em feridas de cabeça e pescoço: você já viu algo assim?

Infestação de larvas em feridas: saiba os riscos, sinais de alerta e como prevenir complicações com higiene adequada e tratamento médico eficaz.
Saiba Mais
Mulher loira olhando para cima enquanto toca o pescoço, representando atenção à saúde da tireoide.

Quem pode fazer o tratamento com iodo para câncer de tireoide?

Descubra como a radioiodoterapia é utilizada no tratamento de tumores de tireoide, seus benefícios e em quais casos ela é recomendada para evitar a recorrência da doença.
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2025
Atualizado em: 
14:14 | 23/01/2025
magnifiercross