Dr. Arthur Vicentini

Cisto tireoglosso: o que é e tratamento

Atualizado em: 16/11/2021
Tempo de leitura: 2 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Cisto tireoglosso é uma doença congênita, ou seja, a doença nasce com a pessoa, é um defeito da formação da região do pescoço.

É bastante comum em pessoas mais jovens, principalmente em crianças adolescentes, porém, pode acometer os mais velhos também.

Como surge o cisto tireoglosso?

A tireoide se forma quando o bebê ainda está dentro da barriga da mãe, na região da base da língua, perto da garganta, e migra até a sua posição final, na região média do pescoço.

Durante a migração até a posição final da tireoide, algumas células podem ficar implantadas nesse trajeto. Em geral, essas células morrem durante o desenvolvimento do feto, porém elas podem persistir e permanecer até a vida adulta, produzindo hormônios que são acumulados e formam o cisto.

Quando a criança começa a ter infecções respiratórias como resfriados e dor de garganta, o cisto pode também sofrer processos inflamatórios e infecciosos, gerando aumento do nódulo na região média do pescoço.

Tratamento do cisto tireoglosso

Em geral, o cisto tireoglosso é uma doença de tratamento cirúrgico, devendo ser removido todo o trajeto deste, até a base da língua.

Sempre que possível, nós tentamos evitar a operação na vigência de infecções por conta do maior risco de complicações e maior dificuldade técnica.

Portanto, quando o paciente possui inflamações ou infecções dessa região, a melhor opção é tentar tratamentos clínicos com anti-inflamatórios e antibióticos para que o processo se reverta e, após esta melhora, possa ser realizada a cirurgia para retirada do cisto tireoglosso e preservação de outras estruturas nobres do pescoço que devem ser mantidas.

Quando o paciente está em vigência de inflamação e infecção, e mesmo com os antibióticos não existe uma melhora, por vezes é necessário realizar a punção para tirar o líquido de dentro, reduzindo o processo infeccioso/inflamatório. Em casos mais graves, pode ser necessária cirurgia de urgência, já que esta condição pode trazer consequências clínicas maiores quando não controlada.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distúrbios da tireoide e como identificá-los

Descubra como os distúrbios da tireoide, como o hipotireoidismo e o hipertireoidismo, podem afetar sua qualidade de vida. Saiba mais sobre os sintomas, diagnóstico e tratamento.
Saiba Mais

Rouquidão: o que causa e sintomas de alerta

Descubra a importância da fisiologia vocal e os fatores que podem afetá-la. Desde a vibração das cordas vocais até as causas da rouquidão, mergulhe nesse universo complexo e entenda os sinais de alerta que demandam atenção especial.
Saiba Mais

Nódulos da Tireoide: diagnóstico e opções de tratamento

Nódulos da tireoide: conheça causas, sintomas e tratamentos. Saiba identificar os sinais precoces de problemas na tireoide. Clique aqui!
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Atualizado em: 
15:55 | 23/05/2024
magnifiercross