Dr. Arthur Vicentini

Linfonodos do pescoço: o que são?

Atualizado em: 16/11/2021
Tempo de leitura: 1 minuto
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Você sabia que nós temos aproximadamente 2 mil linfonodos em nosso organismo, distribuídos em várias regiões? Porém, a região cervical é onde eles estão mais concentrados, já que essa é uma região de passagem de tudo o que comemos, bebemos e do ar que respiramos, antes que chegue ao restante do nosso organismo.

O que são os linfonodos?

Os linfonodos fazem parte dos sistemas de defesa e de drenagem. No sistema de drenagem, os vasos linfáticos, que estão em todo o organismo, são responsáveis por captar a linfa, um líquido que extravasa dos vasos sanguíneos e fica nos tecidos, em volta das células e contém impurezas, produto do metabolismo. Posteriormente, ocorre a drenagem, o líquido passa pelos linfonodos e depois volta para a circulação sanguínea.

Por conta dessa drenagem, os linfonodos possuem as células de defesa, que são os linfócitos (outros tipos de células também do sistema imunológico). Essas células acabam fazendo a identificação de bactérias, vírus e de outras possíveis agressões e invasões do nosso organismo.

Os linfonodos podem apresentar vários tipos de alterações por conta da função própria deles. Algumas dessas alterações, conhecidas popularmente como ínguas, nada mais são do que aumento do volume dos linfonodos por mecanismo reacional a um estímulo reações inflamatório ou infeccioso.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Traqueostomia: Quando é necessário trocar a cânula?

Descubra tudo sobre a traqueostomia, desde suas indicações para facilitar a respiração até a importância vital da troca periódica da cânula para evitar complicações respiratórias sérias.
Saiba Mais

O que é traqueostomia: como funciona o sistema respiratório após o procedimento?

Descubra o que é a traqueostomia, quando é necessária e como o sistema respiratório funciona após o procedimento. Clique aqui e saiba mais!
Saiba Mais

Entenda a importância da Nasofibrolaringoscopia

Entenda a nasofibrolaringoscopia: o que é, como é realizada e suas principais indicações na prática médica diária. Descubra sua importância para diagnósticos precisos.
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Atualizado em: 
18:17 | 04/07/2024
magnifiercross