Sumário
A tireoide é uma glândula endócrina que produz hormônios que estão relacionados com o metabolismo do corpo humano. Quando a tireoide produz muito hormônio, ou seja, quando esses hormônios têm uma atividade muito grande em nosso organismo, nós temos uma condição chamada de hipertireoidismo.
Hipertireoidismo
O hipertireoidismo ocorre quando o corpo funciona aceleradamente decorrente do aumento da produção e da ação dos hormônios tireoidianos.
Sintomas do hipertireoidismo
- Calor excessivo;
- Pele avermelhada;
- Aumento da frequência cardíaca;
- Aumento do hábito intestinal;
- Dificuldade para dormir (insônia);
- Palpitações.
Hipotireoidismo
Já o hipotireoidismo é o contrário do citado acima. É a redução da quantidade de hormônios tireoidianos no corpo humano.
Sintomas do hipotireoidismo
- Sonolência;
- Sente bastante frio;
- Redução da frequência cardíaca;
- Redução do hábito intestinal.
Hipotireoidismo x ínguas no pescoço
As alterações dos hormônios tireoidianos não costumam ter uma relação tão forte com o aparecimento de ínguas cervicais, mas podem ocorrer em alguns casos, principalmente quando há infecções ou inflamações relacionadas com a situação do paciente.
Normalmente, quando ocorre o aumento de linfonodos na região do pescoço é porque são linfonodos reacionais, ou seja, reativos a alguma inflamação ou infecção. Porém, também podem estar relacionados com o surgimento de nódulos na tireoide.
É importante saber que os nódulos malignos podem se apresentar como metástases dos linfonodos, ou seja, os linfonodos aumentam por conta de presença de metástases nessa região.