Dr. Arthur Vicentini

Tireoglobulina: o que é e para que serve

Atualizado em 08/10/2021
Tempo de leitura: < 1 min.

A tireoglobulina é uma molécula produzida pelas células da glândula tireoide, como se fosse um subproduto do hormônio tireoidiano.

Na linha de produção dentro da célula do hormônio tireoidiano, existe a produção também da tireoglobulina. Ela serve como participante na produção de hormônio.

Quando se preocupar com a tireoglobulina?

Portanto, paciente que fizeram, por exemplo, a cirurgia de tireoide por um tumor benigno, não é preciso acompanhar a tireoglobulina no pós-operatório porque a glândula foi retirada e não há necessidade de se preocupar com recidiva.

Porém, os pacientes que fazem cirurgia de tireoide parcial ou total por um câncer de tireoide e ocorre algum sinal de recidiva, normalmente a tireoglobulina vai começar a aumentar. Isso porque as células do tumor se multiplicam havendo mais produção de hormônio e, consequentemente, aumentando a tireoglobulina.

Os pacientes que fizeram a tireoidectomia total, ou seja, a retirada completa da tireoide junto com o tumor, é normal e esperado que a tireoglobulina fique baixa, próxima de zero ou até indetectável.

O paciente que fez a tireoidectomia parcial pode ter certa produção de tireoglobulina, ou seja, não fica zero, mas o valor dependerá de cada laboratório.

O mais ideal é que a tireoglobulina não suba ao longo do tempo, porque se houver uma subida muito grande, pode ser que tenha algum nódulo no restante da tireoide, nos linfonodos ou até em outras regiões, fazendo com que a gente pense em possíveis recidivas da doença.

Dr Arthur Vicentini | Dr. Arthur Vicentini CRM 154.086
Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz
CRM-SP 15.4086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.
+ Saiba mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − sete =

 | 14 / 10 / 21
A tireoglobulina é uma molécula produzida pelas células da glândula tireoide. Saiba quando o exame é indicado.
Ler Mais
A maioria absoluta dos nódulos tireoideanos é benigna, mas também pode ser maligna. Saiba como identificar isso.
Ler Mais
1 2 3 27
hello world!
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.
Direitos Reservados 2021 Dr. Arthur Vicentini – CRM 154086 | Desenvolvido por Surya MKT
magnifiercross