Câncer da tireoide: sintomas, diagnóstico e tratamento

A maioria dos cânceres de tireoide são assintomáticos. No entanto, quando surgem sintomas, estes estão relacionados ao aumento do nódulo e com a invasão de estruturas adjacentes.

Diagnóstico do câncer de tireoide

Atualmente, a maioria do tumores de tireoide são descobertos de forma incidental, ou seja, por algum exame que é realizado na região cervical, ou no próprio ultrassom de tireoide “de rotina”.

Além disso, o paciente pode fazer alguns exames em outras regiões, e identificar um nódulo com características suspeitas de malignidade, muitas vezes assintomático. Como exemplos de exames, podemos ter ressonâncias de coluna cervical, PET-CT e outros.

Sintomas do câncer de tireoide

Com o aumento dos nódulos e/ou a invasão de estruturas adjacentes, os sintomas que podem aparecer são:

Rouquidão

Posteriormente à tireoide, em íntimo contato com ela, passa o nervo laríngeo inferior (conhecido também como nervo laríngeo recorrente) que faz a movimentação das cordas vocais. A rouquidão pode surgir quando esse nervo é acometido pelo tumor, gerando a paralisa daquela corda vocal.

Este sintoma pode ser decorrente de diversas outras doenças ou apenas de esforços vocais maiores. No entanto, em contexto de tumores de tireoide e excluídas outras causas, a rouquidão deve ser levada em consideração e investigada.

Disfagia / Engasgos / Hemoptise

Quando o aumento do tumor comprime outras estruturas do pescoço (como a faringe e o esôfago), pode ocorrer disfagia, ou seja, a dificuldade para engolir. Juntamente com este sintoma, pode ocorrer alterações da coordenação da deglutição, levando a engasgos frequentes e tosse.

Outra alteração possível, porém bastante rara, é a invasão do tumor no trato respiratório (laringe / traqueia), levando a sangramento local e tosse com sangue (conhecida como hemoptise)

Nódulo no pescoço

Além de todas essas alterações, um dos sintomas mais comuns dos tumores de tireoide é o aparecimento de nódulos visíveis no pescoço, causados pelo aumento de tamanho destes e a possibilidade de visualização direta.

dr arthur vicentini assinatura

Por Dr. Arthur Vicentini
da Costa Luiz.

CRM-SP 154086

Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Atua como membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e médico colaborador da da Disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital das Clínicas da FMUSP e do Instituto do Câncer do estado de São Paulo (ICESP).

faixa-dr-arthur-300x2-300x2

Por Dr. Arthur Vicentini
da Costa Luiz.

CRM-SP 154086

Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Atua como membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e médico colaborador da da Disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital das Clínicas da FMUSP e do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP).

faixa-dr-arthur-300x2-300x2

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS

× Agende sua Consulta