Dr. Arthur Vicentini

Tireoidectomia: o que é e quando é indicada

Atualizado em: 16/11/2021
Tempo de leitura: 2 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

As tireoidectomias são feitas há muitos anos, já tem uma técnica bem detalhada e bem definida de como deve ser feita, é claro com algumas adaptações ao longo do tempo, mas as indicações são mantidas.

Principais indicações da tireoidectomia

1 – Nódulos e tumores malignos

É muito comum os pacientes terem nódulos e tumores da tireoide, a maioria deles benignos, mas alguns podem ser malignos. Quando a gente tem alguma suspeita ou confirmação de malignidade, uma das indicações é fazer a cirurgia de tireoide (retirar a glândula).

2 - Hipertireoidismo

A segunda indicação de tireoidectomia é quando o paciente tem um funcionamento da glândula de forma muito exacerbada, ou seja, o hipertireoidismo.

Por algum motivo, ou porque não deu pra fazer o tratamento clínico, ou porque tentou o tratamento clínico e não foi possível, a pessoa acaba mantendo esse hipertireoidismo e precisa fazer o tratamento cirúrgico.

3 - Crescimento da glândula

Um crescimento muito grande da glândula começa a comprimir as estruturas do pescoço, apertar a parte respiratória; a parte digestiva; a pessoa pode ter engasgos; dificuldade para engolir; sentir dores no pescoço; falta de ar e até alterações de voz. Nesse caso também podemos pensar em fazer a cirurgia.

4 - Bócio mergulhante

Bócio mergulhante é quando a tireoide começa a crescer muito e ao invés de crescer para fora do pescoço, desce para perto do coração e atrapalha a parte respiratória mais baixa.

5- Estética

A última causa é basicamente uma causa estética porque a tireoide fica bem na região central do pescoço, numa localização bastante visível e principalmente para as pessoas que têm uma atuação pública e trabalham com a imagem ou que se incomodam por conta de um aumento de nódulo, caroço ou alguma coisa que esteja aparecendo no pescoço e elas gostariam de tirar, mas lembrando de que essa indicação estética é sempre uma indicação do paciente, nunca é porque o médico acha que tem que tirar.

Nessas situações precisa ser bem discutido para entender os riscos e os benefícios.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distúrbios da tireoide e como identificá-los

Descubra como os distúrbios da tireoide, como o hipotireoidismo e o hipertireoidismo, podem afetar sua qualidade de vida. Saiba mais sobre os sintomas, diagnóstico e tratamento.
Saiba Mais

Rouquidão: o que causa e sintomas de alerta

Descubra a importância da fisiologia vocal e os fatores que podem afetá-la. Desde a vibração das cordas vocais até as causas da rouquidão, mergulhe nesse universo complexo e entenda os sinais de alerta que demandam atenção especial.
Saiba Mais

Nódulos da Tireoide: diagnóstico e opções de tratamento

Nódulos da tireoide: conheça causas, sintomas e tratamentos. Saiba identificar os sinais precoces de problemas na tireoide. Clique aqui!
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Atualizado em: 
15:55 | 23/05/2024
magnifiercross