Dr. Arthur Vicentini

Doença de Graves e hipertireoidismo são a mesma coisa?

Atualizado em 08/10/2021
Tempo de leitura: < 1 min.

O hipertireoidismo é uma doença bastante frequente na nossa população e nada mais é do que o aumento de produção de hormônios da tireoide, levando à aceleração do funcionamento do organismo.

Sintomas do hipertireoidismo

O excesso dos hormônios tireoidianos circulantes no sangue acaba deixando o nosso metabolismo acelerado e vários problemas podem acontecer, como, por exemplo:

- Aumento do hábito intestinal;
- Dificuldade para dormir;
- Hiperfagia (mais fome do que o normal);
- Excesso de calor;
- Taquicardia (aceleração do coração);
- Exoftalmia (olhos saltados).

Doença de Graves x Hipertireoidismo

A Doença de Graves é a causa mais comum de hipertireoidismo, porém, existem outras causas que não estão relacionadas com ela.

A doença de Graves é causada por alguns anticorpos que o nosso próprio sistema imunológico produz. Esses anticorpos simulam a ação de outro hormônio que estimula a tireoide e a célula da tireoide interpreta que precisa produzir mais hormônio, apesar de os níveis já estarem altos.

Com a produção excessiva dos hormônios, a tireoide pode aumentar de tamanho, às vezes ficando visível; pode comprimir as estruturas cervicais, gerando dificuldade para engolir, para respirar e para falar. Porém, em outras situações, a tireoide apenas aumenta de tamanho, não gerando sintomas compressivos.

Os mesmos anticorpos que levam à produção aumentada dos hormônios da tireoide também podem acometer algumas estruturas da órbita (cavidade onde os olhos estão encaixados). E essas estruturas podem inchar e deixar os olhos saltados por conta do volume. Essa causa é chamada de proptose ou exoftalmia.

Saiba que existem outras causas para o hipertireoidismo, porém, a doença de Graves é a mais comum.

Dr Arthur Vicentini | Dr. Arthur Vicentini CRM 154.086
Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz
CRM-SP 15.4086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.
+ Saiba mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × cinco =

 | 14 / 10 / 21
A tireoglobulina é uma molécula produzida pelas células da glândula tireoide. Saiba quando o exame é indicado.
Ler Mais
A maioria absoluta dos nódulos tireoideanos é benigna, mas também pode ser maligna. Saiba como identificar isso.
Ler Mais
1 2 3 27
hello world!
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.
Direitos Reservados 2021 Dr. Arthur Vicentini – CRM 154086 | Desenvolvido por Surya MKT
magnifiercross