Dr. Arthur Vicentini

Cuidados pré-operatórios e pós-operatórios da tireoidectomia

Atualizado em: 16/11/2021
Tempo de leitura: 3 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Na área de Cabeça e Pescoço, a cirurgia mais feita é a tireoidectomia, ou seja, cirurgia da tireoide. Isso acontece porque muitas pessoas apresentam nódulos com disfunções da tireoide ou até nódulos malignos.

Cuidados pré-operatórios da tireoidectomia

Antes do procedimento, alguns cuidados são importantes como a realização de exames pré-operatórios, por exemplo:

  • exames de coagulação;
  • exames de hemograma;
  • exames clínicos;

É importante fazer esses exames para avaliar se o paciente tem alguma doença prévia e se preparar para a cirurgia.

Uma investigação que fazemos com bastante frequência a de como funcionam as cordas vocais antes da cirurgia.

Durante o procedimento, é comum mexermos na região dos nervos que movimentam as cordas vocais, por isso, é importante saber de antemão se o paciente tem alguma alteração no funcionamento das cordas vocais.

Além disso, os exames ajudam o cirurgião a tomar a decisão de qual modalidade de cirurgia será feita, a tireoidectomia total ou a tireoidectomia parcial. Também se será preciso retirar os linfonodos da cadeia central ou das laterais. Isso depende de vários fatores e critérios.

Para fazer todo esse preparo, é importante que o paciente tenha uma boa avaliação médica com um especialista bem treinado e que seja feito um bom planejamento cirúrgico.

Se o paciente toma alguma medicação anticoagulante, é importante que seja avaliado a possível suspensão da medicação alguns dias antes da cirurgia para que tenha menor risco de sangramento.

Também é preciso que o paciente esteja em boas condições de saúde, por exemplo, não esteja resfriado, com diarreia, com infecção de garganta, com problemas infecciosos ou clínicos, que possam descompensar o procedimento.

Geralmente, o paciente precisa estar em jejum de 8 horas porque a cirurgia é feita com anestesia geral e também bem descansado com energias acumuladas para o procedimento.

Cuidados pós-operatórias da tireoidectomia

Depois que terminar o procedimento, o paciente deve:

  • ficar de repouso relativo;
  • não carregar peso;
  • evitar esforço físico;
  • evitar abaixar a cabeça;
  • higienizar a região cervical.

O curativo da cirurgia é impermeável e permite que o paciente tome banho e molhe essa região. Portanto, esse fator não costuma ser um grande problema.

Nas primeiras semanas, o médico que acompanha o paciente vai prescrever medicamentos para controle de dor, náusea e às vezes para reposição de hormônio tireoideano porque o cálcio pode reduzir nos primeiros dias.

Normalmente os pacientes saem do hospital usando meias elásticas e com a recomendação de realizar caminhadas pequenas e leves para evitar trombose venosa profunda nas pernas.

Para finalizar, é importante fazer um acompanhamento médico com o médico no pós-operatório. O primeiro retorno ocorre entre 7 e 10 dias, e o segundo retorno entre 15 e 20 dias para acompanhar a cicatrização e retirar os pontos.

Nós costumamos acompanhar os pacientes depois de 7 a 10 dias e depois de 15 à 20 dias fazemos o segundo retorno para acompanhar a cicatrização, retirar os pontos e fazer todo esse cuidado primário mais próximo do procedimento.

Se você conhece alguém que passou por essa cirurgia ou alguém que está se preparando para realiza-la, compartilhe esse conteúdo para trazer mais informação e um pouco de tranquilidade para essa pessoa.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça algumas alterações que podem acometer suas cordas vocais

As cordas vocais, também conhecidas como pregas vocais, são estruturas essenciais para a produção da voz e estão localizadas na parte anterior da laringe. Embora seu funcionamento seja geralmente automático e saudável, diversos problemas podem afetar o seu desempenho.  No post de hoje, falaremos sobre a estrutura e o funcionamento das cordas vocais, os principais […]
Saiba Mais

Implicações da metástase nos linfonodos cervicais: o que saber?

Saiba o que são os linfonodos cervicais, como eles funcionam e a importância de detectar doenças malignas cedo para um tratamento eficaz.
Saiba Mais

O resultado da biopsia é o mesmo em todos os linfonodos?

Neste texto, abordaremos a escolha dos linfonodos para biópsia, as vantagens dos linfonodos do pescoço e as técnicas menos invasivas, considerando a melhor abordagem para cada caso. Acompanhe! Efetividade das Biópsias de Linfonodos Uma das perguntas que recebemos é sobre a efetividade das biópsias de linfonodos. Essa é uma dúvida comum que discutimos com outras […]
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Atualizado em: 
13:45 | 12/09/2024
magnifiercross