Dr. Arthur Vicentini

Câncer nas glândulas salivares: saiba quais os sintomas

Atualizado em 16/11/2021
Tempo de leitura: < 1 min.

Os tumores de glândulas salivares podem ter diversas histologias, ou seja, várias células de origens diferentes que podem surgir nessa região.

O fator benigno ou maligno vai depender do tipo da glândula salivar que o tumor acometeu. Por exemplo, pode ter sido nas glândulas salivares maiores ou menores, nas glândulas parótidas, submandibulares ou até nas sublinguais.

Sintomas de câncer nas glândulas salivares

Existe uma regra básica, mas não 100% concreta, que é: quanto maior a glândula salivar, menor a chance de ser um tumor maligno. Porém, existem alguns sintomas que nos levam a pensar na possibilidade de um tumor maligno de glândula salivar, são eles:

- Crescimento rápido do tumor, ou seja, o paciente tinha um nódulo na região salivar que crescia devagar, e de repente, ele começou a crescer muito rápido.

- Tumor invadindo a pele deixando a região mais avermelhada, frágil e fina. Às vezes, o nódulo pode vazar para fora e expelir secreção.

- Dor, ou seja, o paciente começa a sentir bastante dor na região das glândulas salivares.

- Alteração da sensibilidade, movimentação e motricidade na região salivar ou próxima. Isso pode acontecer porque nós temos vários nervos passando na região da face. Por exemplo, quando um tumor maligno atinge a glândula parótida e invade o nervo fácil, a pessoa pode ter paralisa facial.

Dr Arthur Vicentini | Dr. Arthur Vicentini CRM 154.086
Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz
CRM-SP 15.4086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.
+ Saiba mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + um =

 | 30 / 11 / 21
Entenda como são tratados os tumores que se desenvolvem nas glândulas sublinguais conhecendo as principais medidas nos diferentes estágios da doença.
Ler Mais
 | 21 / 10 / 21
Existem diversas doenças que podem atingir a glândula tireoide com origens, células e comportamentos distintos. Confira!
Ler Mais
1 2 3 19
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Direitos Reservados 2022 | Dr. Arthur Vicentini – CRM 154086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

magnifiercross