Dr. Arthur Vicentini

Câncer de orofaringe e HPV

Atualizado em 04/08/2021
Tempo de leitura: 1 min.

Onde fica a orofaringe?

A orofaringe é uma subdivisão da faringe como um todo. A faringe é o órgão que fica atrás da boca, próximo da laringe. A faringe é dividida em três porções: nasofaringe, orofaringe e hipofaringe. Toda essa porção posterior é chamada de garganta.

​Já a porção que fica atrás da boca é chamada de orofaringe. A orofaringe está localizada na base da língua, onde ficam as amígdalas, as paredes laterais e a parede posterior.

Toda essa região é bastante rica em tecido linfoide. Esse tecido faz parte do sistema de defesa e pode se relacionar com o surgimento de tumores.

Fatores de risco do câncer de orofaringe

Os fatores de risco incluem consumo excessivo de bebida alcoólica e uso de cigarro. Portanto, é importante evitar esses hábitos porque inflamações na orofaringe podem surgir ao longo do tempo e causar um tumor maligno, ou seja, um câncer.

Sintomas de tumor de orofaringe

Procure um Cirurgião de Cabeça e Pescoço caso você apresente:

  • alteração da voz;
  • dor;
  • sangramento;
  • dificuldade para falar;
  • dificuldade para respirar;
  • dificuldade para engolir.

Câncer de orofaringe x HPV

​Hoje em dia, aqui no Brasil tem aumentado a proporção de pacientes com infecção na cavidade oral ou na orofaringe por HPV que desenvolveram tumores nessa região.

Portanto, o HPV se aloja no tecido linfoide, na amígdala e na base da língua principalmente, causa deteriorações das células, as células sofrem mutação e desenvolvem o câncer.

Por isso, a vacinação por HPV é extremamente importante, principalmente em crianças e adolescentes que ainda não iniciaram a vida sexual.

Se você conhece alguém que tem os sintomas citados acima ou que tem hábitos inadequados, compartilhe o post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 1 =

 | 26 / 08 / 21
Nessa fase de pandemia que nós estamos vivendo, cada vez mais está sendo discutido sobre alterações respiratórias, e com isso, também sobre a necessidade da traqueostomia. Venha conferir!
Ler Mais
 | 03 / 06 / 21
Através do exame de laringoscopia é possível avaliar a cavidade nasal como um todo. Saiba quem pode realizar esse exame e os cuidados.
Ler Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.
Direitos Reservados 2021 Dr. Arthur Vicentini – CRM 154086 | Desenvolvido por Surya MKT