Dr. Arthur Vicentini

Câncer de garganta: tratamentos

Atualizado em: 16/11/2021
Tempo de leitura: 1 minuto
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

​Garganta é o nome popular, mas as pessoas da área da saúde costumam usar os termos faringe e laringe.

A faringe é dividida em três partes: rinofaringe, orofaringe e hipofaringe. Cada uma dessas regiões tem tumores específicos que trazem sintomas relacionados.

Existem muitos tumores que podem acometer a região da laringe, órgão também conhecido como caixa da voz, e que dão alterações na voz e na passagem do ar.

Tratamento do câncer de garganta

Normalmente, o tratamento de tumores dessas regiões é baseado em procedimentos cirúrgicos, principalmente aqueles tumores menores, bem localizados e que não estão disseminados para os linfonodos do pescoço.

Além desse, existem também os tratamentos complementares que, às vezes, podem até substituir a cirurgia.

Por exemplo, ao invés da cirurgia aberta em que é feito um corte na região, pode-se realizar o procedimento transoral, ou seja, por dentro da boca, como se fosse uma endoscopia. Dependendo do caso, é possível utilizar a cirurgia robótica.

Também existem as técnicas de quimioterapia, imunoterapia, radioterapia, e muitas vezes podem ser utilizadas combinações de várias dessas técnicas.

A indicação do tratamento deve ser personalizada porque, dependendo do tipo de tumor, localização, idade do paciente e condição respiratória, o paciente poderá ter menos sequelas e alterações da qualidade de vida.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se
A imagem mostra uma mulher com as duas mãos no pescoço.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mulher observa o próprio rosto no espelho, tocando a bochecha com expressão atenta, possivelmente avaliando sinais de paralisia facial.

Paralisia facial: o que é?

A paralisia facial pode ter causas graves e silenciosas. Saiba os sinais de alerta e a importância de buscar ajuda médica o quanto antes.
Saiba Mais
Médico examina o pescoço de paciente com luva azul, sugerindo avaliação de nódulos ou lesões na tireoide.

Cisto e nódulos na tireoide: qual a diferença?

Descubra o que são lesões de tireoide, como identificar cistos e nódulos, e quando é necessário investigar. Explicações do Dr. Arthur Vicentini.
Saiba Mais
Pessoa aponta um lápis para uma pinta escura e elevada na nuca, sugerindo análise dermatológica ou exame de sinais na pele.

Carcinoma espinocelular: o que é?

Carcinoma espinocelular: entenda o que é, onde aparece e os principais fatores de risco como sol, cigarro e álcool.
Saiba Mais
magnifiercross