Dr. Arthur Vicentini

Câncer de garganta: tratamentos

Atualizado em: 16/11/2021
Tempo de leitura: 1 minuto
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

​Garganta é o nome popular, mas as pessoas da área da saúde costumam usar os termos faringe e laringe.

A faringe é dividida em três partes: rinofaringe, orofaringe e hipofaringe. Cada uma dessas regiões tem tumores específicos que trazem sintomas relacionados.

Existem muitos tumores que podem acometer a região da laringe, órgão também conhecido como caixa da voz, e que dão alterações na voz e na passagem do ar.

Tratamento do câncer de garganta

Normalmente, o tratamento de tumores dessas regiões é baseado em procedimentos cirúrgicos, principalmente aqueles tumores menores, bem localizados e que não estão disseminados para os linfonodos do pescoço.

Além desse, existem também os tratamentos complementares que, às vezes, podem até substituir a cirurgia.

Por exemplo, ao invés da cirurgia aberta em que é feito um corte na região, pode-se realizar o procedimento transoral, ou seja, por dentro da boca, como se fosse uma endoscopia. Dependendo do caso, é possível utilizar a cirurgia robótica.

Também existem as técnicas de quimioterapia, imunoterapia, radioterapia, e muitas vezes podem ser utilizadas combinações de várias dessas técnicas.

A indicação do tratamento deve ser personalizada porque, dependendo do tipo de tumor, localização, idade do paciente e condição respiratória, o paciente poderá ter menos sequelas e alterações da qualidade de vida.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distúrbios da tireoide e como identificá-los

Descubra como os distúrbios da tireoide, como o hipotireoidismo e o hipertireoidismo, podem afetar sua qualidade de vida. Saiba mais sobre os sintomas, diagnóstico e tratamento.
Saiba Mais

Rouquidão: o que causa e sintomas de alerta

Descubra a importância da fisiologia vocal e os fatores que podem afetá-la. Desde a vibração das cordas vocais até as causas da rouquidão, mergulhe nesse universo complexo e entenda os sinais de alerta que demandam atenção especial.
Saiba Mais

Nódulos da Tireoide: diagnóstico e opções de tratamento

Nódulos da tireoide: conheça causas, sintomas e tratamentos. Saiba identificar os sinais precoces de problemas na tireoide. Clique aqui!
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Atualizado em: 
15:55 | 23/05/2024
magnifiercross