Dr. Arthur Vicentini

Câncer de garganta: tratamentos

Atualizado em 16/11/2021
Tempo de leitura: < 1 min.

​Garganta é o nome popular, mas as pessoas da área da saúde costumam usar os termos faringe e laringe.

A faringe é dividida em três partes: rinofaringe, orofaringe e hipofaringe. Cada uma dessas regiões tem tumores específicos que trazem sintomas relacionados.

Existem muitos tumores que podem acometer a região da laringe, órgão também conhecido como caixa da voz, e que dão alterações na voz e na passagem do ar.

Tratamento do câncer de garganta

Normalmente, o tratamento de tumores dessas regiões é baseado em procedimentos cirúrgicos, principalmente aqueles tumores menores, bem localizados e que não estão disseminados para os linfonodos do pescoço.

Além desse, existem também os tratamentos complementares que, às vezes, podem até substituir a cirurgia.

Por exemplo, ao invés da cirurgia aberta em que é feito um corte na região, pode-se realizar o procedimento transoral, ou seja, por dentro da boca, como se fosse uma endoscopia. Dependendo do caso, é possível utilizar a cirurgia robótica.

Também existem as técnicas de quimioterapia, imunoterapia, radioterapia, e muitas vezes podem ser utilizadas combinações de várias dessas técnicas.

A indicação do tratamento deve ser personalizada porque, dependendo do tipo de tumor, localização, idade do paciente e condição respiratória, o paciente poderá ter menos sequelas e alterações da qualidade de vida.

Dr Arthur Vicentini | Dr. Arthur Vicentini CRM 154.086
Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz
CRM-SP 15.4086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.
+ Saiba mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

1 × três =

 | 14 / 06 / 22
Descubra quais são as principais causas do câncer de garganta para aprender, também, quais medidas ajudam a evitar essa doença.
Ler Mais
 | 02 / 02 / 22
O linfoma é um tipo de câncer que acomete o sangue e o sistema linfático. Entenda melhor essa doença e confira de que maneira ela pode ser tratada.
Ler Mais
1 2 3 6
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Direitos Reservados 2022 | Dr. Arthur Vicentini – CRM 154086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Site atualizado às 09:18 | 16/11/2021
magnifiercross