Início » Câncer de garganta: tratamentos

Foto do Dr. Arthur Vicentini.Dr. Arthur Vicentini
Cv Lattes
GoogleMyCitations
CRM: 15.4086

Câncer de garganta: tratamentos

​Garganta é o nome popular, mas as pessoas da área da saúde costumam usar os termos faringe e laringe.

A faringe é dividida em três partes: rinofaringe, orofaringe e hipofaringe. Cada uma dessas regiões tem tumores específicos que trazem sintomas relacionados.

Existem muitos tumores que podem acometer a região da laringe, órgão também conhecido como caixa da voz, e que dão alterações na voz e na passagem do ar.

Tratamento do câncer de garganta

Normalmente, o tratamento de tumores dessas regiões é baseado em procedimentos cirúrgicos, principalmente aqueles tumores menores, bem localizados e que não estão disseminados para os linfonodos do pescoço.

Além desse, existem também os tratamentos complementares que, às vezes, podem até substituir a cirurgia.

Por exemplo, ao invés da cirurgia aberta em que é feito um corte na região, pode-se realizar o procedimento transoral, ou seja, por dentro da boca, como se fosse uma endoscopia. Dependendo do caso, é possível utilizar a cirurgia robótica.

Também existem as técnicas de quimioterapia, imunoterapia, radioterapia, e muitas vezes podem ser utilizadas combinações de várias dessas técnicas.

A indicação do tratamento deve ser personalizada porque, dependendo do tipo de tumor, localização, idade do paciente e condição respiratória, o paciente poderá ter menos sequelas e alterações da qualidade de vida.

dr arthur vicentini assinatura

Por Dr. Arthur Vicentini
da Costa Luiz.

CRM-SP 154086

Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Atua como membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e médico colaborador da da Disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital das Clínicas da FMUSP e do Instituto do Câncer do estado de São Paulo (ICESP).

faixa-dr-arthur-300x2-300x2

Por Dr. Arthur Vicentini
da Costa Luiz.

CRM-SP 154086

Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Atua como membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e médico colaborador da da Disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital das Clínicas da FMUSP e do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP).

faixa-dr-arthur-300x2-300x2

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + 1 =

POSTS RELACIONADOS

× Agende sua Consulta