Dr. Arthur Vicentini

Câncer de Cabeça e Pescoço: como prevenir?

Atualizado em 08/10/2021
Tempo de leitura: 4 min.

O Câncer de Cabeça e Pescoço é a classificação para os tumores malignos que se desenvolvem nessa região. Eles podem ser prevenidos da mesma maneira como outros tipos da doença, sendo evitando fatores de risco, seja mantendo hábitos saudáveis.

A Imagem Mostra Uma Pessoa Com As Mãos Apalpando O Pescoço De Outra.
Câncer De Cabeça E Pescoço: Como Prevenir? 2

Não existe um só tipo de Câncer de Cabeça e Pescoço. Na verdade, todos os tumores malignos que se desenvolvem nessa região são classificados assim. Logo, o câncer de boca, de faringe, laringe, tireoide e glândulas salivares, dentre outros, são algumas das doenças chamadas de Câncer de Cabeça e Pescoço.

Como acontece com outros tumores malignos, alguns desses tipos de câncer têm fatores de risco em comum. São condições que favorecem o desenvolvimento da doença, por isso, podemos reduzir as chances de desenvolvê-la adotando algumas medidas preventivas e hábitos saudáveis.

Vale lembrar que alguns tipos de Câncer de Cabeça e Pescoço não estão relacionados a hábitos ou fatores de risco mutáveis, ou seja, surgem de forma espontânea e/ou independente de nossas atitudes. Mas para outros tipos de tumor, a prevenção é fundamental.

Preparamos este artigo para que você saiba quais são elas e possa se cuidar melhor. Continue lendo!

Evitar o tabagismo e o álcool

As toxinas presentes no tabaco favorecem diversos tipos de câncer em todo o organismo. As estruturas bucais, do pescoço e do sistema respiratório em geral são grandemente afetadas por causa do contato intenso com essas substâncias tóxicas.

Por isso, uma das formas de prevenir o Câncer de Cabeça e Pescoço é evitando o hábito de fumar. O tabagismo, com suas muitas substâncias cancerígenas, causa uma série de alterações inflamatórias em nossas células, fazendo com que elas possam sofrer mutações e levar ao desenvolvimento de tumores malignos.

Associado à abstenção do cigarro, é fundamental moderar ao máximo a ingestão de bebidas alcoólicas. O consumo excessivo provoca os mesmos prejuízos e, quando associado ao tabagismo, as chances de ter câncer são ainda maiores.

Prevenir infecções por HPV

A infecção pelo papilomavírus humano (HPV) também favorece o surgimento do câncer em alguns órgãos, em especial na região da orofaringe. Uma das formas de evitar esse vírus é por meio da vacinação. Dentre todos os subtipos, os que estão mais associados aos tumores malignos são o 16 e o 18.

Outra forma importante de se prevenir contra o HPV é garantir a segurança durante as relações sexuais (pelo sexo oral), pois essa é a principal forma de contágio. O preservativo deve estar presente em todas elas, inclusive nas relações orais, que vão levar o vírus diretamente para a cavidade oral e trato aerodigestivo alto.

Manter uma boa higiene oral

A negligência com a higiene oral favorece a proliferação de bactérias que podem desencadear inflamações e infecções. Assim, manter os dentes e as mucosas limpos é essencial para a prevenção do câncer que acomete as estruturas da boca.

Lembrando que não basta apenas escovar os dentes. É preciso adotar a técnica adequada para eliminar toda a placa bacteriana. O fio-dental deve ser utilizado todos os dias, e não podemos esquecer a escovação da língua e do palato. O ideal é consultar o dentista para que ele dê todas as instruções conforme a necessidade de cada pessoa. O acompanhamento com esse especialista é indispensável para manter a prevenção.

Adotar uma boa alimentação e hidratação

Os alimentos que ingerimos impactam em todo o organismo. Portanto, quando adotamos uma alimentação saudável garantimos às células todos os nutrientes que elas precisam para manterem as suas funções adequadas, além de evitar toxinas que podem ser nocivas.

Logo, a prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço é complementada por uma boa alimentação e hidratação adequada. Isso envolve preferir os alimentos naturais, evitar os industrializados, muito processados, gordurosos e que contenham substâncias químicas, como corantes e conservantes. A ingestão de água é mais uma medida importante para manter o organismo em equilíbrio.

Praticar hábitos saudáveis

Evitar o tabaco, moderar o consumo de álcool e adotar uma alimentação saudável fazem parte dos hábitos saudáveis, mas podemos complementá-los com outras ações para ter um estilo de vida com ainda mais qualidade.

Evite o estresse porque ele também desencadeia problemas sistêmicos. Tenha momentos de descanso e lazer para que todo seu corpo e mente possam se recompor do cansaço. Evite a sobrecarga de trabalho e de atividades. Minimize preocupações. Tenha um horário para dormir e acordar, investindo na qualidade do seu sono.

Usar o protetor solar sempre

A radiação solar é a grande causadora do câncer de pele, e ele, quando ocorre na face, nos lábios, no pescoço ou no couro cabeludo, se classifica como um Câncer de Cabeça e Pescoço. Sua prevenção pode ser feita por meio do uso do protetor solar, inclusive em dias nublados.

Principalmente para pessoas com pouco cabelo, é importante proteger o couro cabeludo usando bonés, lenços ou chapéus. Evite a exposição solar em horários de pico, sendo entre as 10 e as 16 horas, quando a incidência de radiação é maior e mais nociva.

Com essas medidas preventivas você vai reduzir o risco de Câncer de Cabeça e Pescoço, mas, se perceber sintomas, como lesões que não cicatrizam, rouquidão prolongada, surgimento nódulos, dor, sangramentos e etc., é muito importante procurar um Cirurgião de Cabeça e Pescoço para passar por uma avaliação.

Dr Arthur Vicentini | Dr. Arthur Vicentini CRM 154.086
Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz
CRM-SP 15.4086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.
+ Saiba mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + um =

Você sabe quando é necessário fazer uma traqueostomia? Veja quais são as indicações desse procedimento e também se é possível revertê-lo.
Ler Mais
Linfonodomegalias cervicais são queixas muito comuns em consultório, porém, em alguns casos, não é necessário se desesperar. Saiba por que.
Ler Mais
1 2 3 10
hello world!
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.
Direitos Reservados 2021 Dr. Arthur Vicentini – CRM 154086 | Desenvolvido por Surya MKT
magnifiercross